Inicialmente conhecido como “Guindaste dos Padres”, o Plano Inclinado Gonçalves, criado pelos padres jesuítas no século XVII, fazia o transporte de veículos puxados a cavalo, cargas e materiais usados, exclusivamente, na construção do Colégio dos Jesuítas.
Somente em 1889, foi remodelado para usar um cabo e transportar passageiros a pé, como o grande elo entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
Em 1910, as antigas manivelas são substituídas pelo sistema elétrico, conferindo mais eficiência ao bonde.
A 70 metros do nível do mar, o Plano tem lotação máxima de 36 passageiros e suporta um peso de até 2,7 toneladas.
Em 1998, o bonde, também conhecido como “Charriot”, sofreu mais uma reforma, como ferramenta de suma importância que é para a revitalização do Centro Histórico e do bairro do Comércio, de Salvador.
Ainda hoje, o Plano Inclinado Gonçalves funciona como meio de transporte barato, cômodo e confortável entre as duas partes da cidade. Uma simples visita ao lugar remete o visitante aos tempos do Brasil Império e encanta pela geniosidade desta obra-prima da engenharia secular.
Blog para amantes de fotografia que desejam realizar passeios fotográficos por Salvador e adjacências. Realizamos roteiros personalizados. Escolha o local que deseja conhecer e fotografar e deixe a organização e os preparativos por minha conta. Salvador/Bahia/Brasil.
Serviços
Organizamos o roteiro desejado, providenciando:Traslado até o local (ida e volta).Informações sobre o local.Levantamento de preços e horários disponíveis.Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.Passeios individuais ou com grupos.Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Plano Inclinado
Marcadores:
Cidade Baixa,
História,
Pelourinho,
Plano Inclinado,
Salvador
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.