O Pelourinho, muitas vezes é confundido com toda a região do Centro Histórico de Salvador, mas abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. Seu nome, conhecido também como Picota, refere-se a uma forma ou instrumento de jurisdição feudal, utilizado em terras brasileiras, para punir os negros escravos.
Este sítio histórico, reconhecido em 1980 como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, está ligado a própria construção inicial da Cidade do Salvador, servindo como moradia das famílias abastadas, como centro comercial e administrativo.
Com o crescimento da cidade para outro vetor, em 1950, o Pelourinho e boa parte do próprio Centro Histórico tornam-se moradia popular e palco da cultura negra da cidade; com destaque para a capoeira e a música.
No final de 1990, o Pelourinho e toda a região circunvizinha são submetidos a um processo de revitalização que culmina com a saída dos seus moradores para a instalação de bares, lojas, pequenos comércios e escolas. Esse processo de revitalização gerou sérias críticas, mas também elogios por parte da opinião pública.
Ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos, Sobrados coloridos, construções seculares, gente simples, que já foi marginalizada pela história, mas que hoje se orgulha de habitar um dos mais importantes centros históricos do Brasil.
O Pelourinho é tudo isso. Sua trajetória é permeada de momentos glória e também de degradação social, que foi acentuada por lá na década de 60 quando da expansão de outras localidades da capital baiana, o Pelourinho começou a sofrer com o caos econômico.
Hoje, restaurado e tendo sua importância resgatada pelo Governo do Estado da Bahia, é um dos nossos principais pontos turísticos e um dos maiores patrimônios históricos e culturais brasileiros.
Em tempos distantes, a palavra "pelourinho" identificava o lugar dos engenhos reservados para castigar os escravos.
O que é atualmente um local rico em costumes culturais, pólo musical e do artesanato baiano, também serviu para esta triste finalidade. Lá, os senhores de engenho castigavam publicamente os seus escravos, dando ao povo uma prova de poder.
Entre os séculos XVI e XX, a aristocracia de Salvador era população que habitava o Pelourinho. Eram políticos, comerciantes abonados e integrantes do clero se concentravam ali.
As importantes sedes do poder também tinham suas bases lá: Assembléia Legislativa, a sede do Governo do Estado, Câmara Municipal e a sede da Prefeitura.
Atualmente continuam naquela localidade a Câmara Municipal e a Prefeitura da cidade.
Atenção de estrelas
Apesar de o nome ter sido mantido, o Pelourinho foi se transformando em um bairro, ou melhor, no mais imponente conjunto arquitetônico barroco de Salvador, abrigando as mais importantes entre as igrejas da cidade, além de sedes de entidades de respeito como o ijexá Filhos e Gandhy e o afro Olodum.
É neste local, cuja história e sonoridade ecoada dos tambores chamou a atenção de personalidades do música mundial como Michael Jackson e Paul Simon, que estão escolas que lapidam o talento de pequenos músicos, promessas de mostrar a outras gerações a riqueza musical da localidade. É a cultura que ainda guarda fortes influências das culturas africana e indígena.
Também no Pelourinho estão as diversas lojinhas de artesanato, que tanto chamam a atenção dos milhares de turistas que visitam a cidade a cada ano.
Esses, por sua vez, não passam por Salvador sem ser "batizados" com uma caminhada pelas ladeiras do Pelô, como é carinhosamente chamado por nativos e visitantes.
Esses, aliás, são atraídos também pela efervescência cultural que todas as noites toma conta do bairro. É o reggae, é roda de capoeira, é a conversa com os moradores de lá, é a história de cada construção, o artesanato. Tudo quer expressar alguma coisa e nenhum visitante passa impune, acaba se rendendo aos encantos do lugar.
Modernidade e tradiçãoO projeto de recuperação do Pelourinho, posto em prática pelo Governo do Estado, em etapas, desde o ano de 1990, foi simplesmente arrojado.
Casarões, sobrados e templos ganharam novas estruturas e novas cores.
As ruas ganharam mais limpeza, mais segurança.
Quem viu o Pelourinho há dez anos e hoje se depara com tantas mudanças se surpreende com tamanho desenvolvimento, o que trouxe modernidade ao bairro, maior qualidade de vida aos moradores e, claro, aconchego a quem chega.
Pode-se dizer que após a reforma, o Pelourinho resgatou sua pluralidade cultural e religiosa, sem perder sua singularidade turística para a qual sempre teve vocação.
O Pelourinho hoje não é mais dos escravos, é um patrimônio do povo, representa um símbolo da liberdade. Por isso mesmo chama tanto a atenção a ponto de já ter tido sua beleza e história registrados em fotografias, documentários, música, livros. E quem não lembra da minissérie e telenovela da Globo "Dona Flor e seus dois maridos"?
Pelas características topográficas, ao chegar à cidade, o navegador Tomé de Souza decidiu construir no Pelourinho a base da cidade-fortaleza.
O lugar era o ideal, pois estava localizado na parte mais alta da cidade, de frente para o porto, facilitando identificar a ação dos inimigos que poderiam atacar pelo mar.
O Pelourinho fica em cima de uma muralha com quase 90 metros de altura.
Conhecer o Pelourinho desde a sua origem até os dias atuais, nos traz para dentro da sua história.
É possível deslumbrar-se com igrejas de beleza artística e simbólica. Teatros, museus, galerias de arte, entre outros, enriquecem o ambiente, trazendo a arte de uns para perto de todos. Para sentir na pele um pouco dessa história, é preciso circular, então siga os roteiros e vamos circular no Pelô!
BLOCOS AFROS
MUZENZA
Endereço: Rua das Laranjeiras, nº 22 – Pelourinho
Tel.: (71) 3334-6335
OLODUM
Endereço: Rua Gregório de Matos, nº 05 – Pelourinho
Responsável: Nelson Mendes
E-mail: blocoolodum@uol.com.br Site: www.olodum.com.br
AFOXÉ FILHOS DE GANDHY
Endereço: Rua Gregório de Mattos, nº 53 – Pelourinho
Tel.: (71) 3321-7073 / 3321-7073
E-mail: filhosdegandhy@yahoo.com.br Site: www.filhosdegandhy.cjb.net
CORTEJO AFRO
Endereço: Rua Inácio Accioly, nº 27 – Pelourinho
Tel.: (71) 3341-9171 / 9134-2751
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vYp0uGw0cET9lXCBPSnz2S7OtmtmRW5qmTPoptv_uUY029kpYVR3Is2hqFayX57iX8Ci-r72hyW2bL9XjthTsXrJ1ms4icf3Wwi1HMD-movT6UIuvB8lDBiK1qL0y-xPJuN65LTLeVUcoc7bF3NCxLmHbkDyK3ZdKBrCPA0so1xMMPXzeeT2ZvPcAP0VIVfjixkt1j7-8weJp-T47zL_m_QjIFxIxTTFwQQYxUfhIUIsVP1GWtwKETGlmQ-VqNByvQ5MK2pjWAR6nYkpB9tjZplxG9Ouns=s0-d)
CENTROS E ESPAÇOS CULTURAIS
CENTRO CULTURAL CORREIOS
Praça Anchieta, nº 20 – Pelourinho.
Tel.: (71) 3321-6665
CEPAIA – CENTRO DE ESTUDOS AFRO-INDÍGENAS AMERICANAS
Largo do Carmo, nº 04 – Centro Histórico.
Tel.: (71) 3241-0840
ESPAÇO CULTURAL BRASIL AÇU
Rua da Misericórdia, nº 07, loja 2 – Praça da Sé.
Tel.: (71) 3266-3099
ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB
Rua da Oração, nº 01, Terreiro de Jesus – Pelourinho.
Tel.: (71) 3322-5350
GALERIAS DE ARTE
GALERIA SOLAR FERRÃO
Rua Gregório de Mattos, nº 45 – Pelourinho
Tel.: (71) 3117-6380AFRIKAN ART
Rua Luiz Viana, nº 10, Ladeira do Carmo – Centro Histórico.
Funcionamento:Tel.: (71) 3326-7233
GALERIA DA FUNDAÇÃO PIERRE VERGER
Endereço: Rua da Misericórdia, nº 09, Loja 1 – Praça da Sé.
Tel.: (71) 3321-2341
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie4ftW4WN5NrSbcERlMF_BrP1iTCeYmq7ZhugE-kTauhR_2WdjZbrRSw18tvWfruvrGNx572XdsCbqAtGrh1q73Iei3czAoB6iqpb-wtTVe59O8eHyZE9OmkiPo3poAXUblA7EIdParcXi/s400/verger+negro+bahia.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyo8qgpWPEsVbfGFo99YWyQTN07fEcymmwE5-K98TC3oeJ71muCvPu9HkNEh5PKfqMFRaLOvkSdnnU5ZWgAHQr3tu38M_tgiaAaDb-UFTAKONP6H1RQtdWzERxpJfSrz9_KFcKI5RaSaI/s400/pierre-verger11.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie4ftW4WN5NrSbcERlMF_BrP1iTCeYmq7ZhugE-kTauhR_2WdjZbrRSw18tvWfruvrGNx572XdsCbqAtGrh1q73Iei3czAoB6iqpb-wtTVe59O8eHyZE9OmkiPo3poAXUblA7EIdParcXi/s400/verger+negro+bahia.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyo8qgpWPEsVbfGFo99YWyQTN07fEcymmwE5-K98TC3oeJ71muCvPu9HkNEh5PKfqMFRaLOvkSdnnU5ZWgAHQr3tu38M_tgiaAaDb-UFTAKONP6H1RQtdWzERxpJfSrz9_KFcKI5RaSaI/s400/pierre-verger11.jpg)
GALERIA MARCOS ROGGER
Endereço: Rua da Ordem Terceira de São Francisco, nº 05 – Centro Histórico.
Tel.: (71) 3321-3206
CAFELIER
Endereço: Rua Inácio Acioli, nº 22 – Pelourinho
Funcionamento: Domingo à sexta – 14h às 19h30
GALERIA DE ARTE KOISA NOSSA
Endereço: Praça Anchieta, nº 09, térreo – Praça da Sé.
ATELIER DO ARTISTA
Endereço: Rua Gregório de Mattos, nº 39, térreo – Pelourinho.
BAZAR COLON
Endereço: Praça Anchieta, nº 17 – Pelourinho.
GALERIA ARCADA DAS ARTES
Endereço: Rua Inácio Acioli, nº 07 – Pelourinho.
IGREJAS
CATEDRAL BASÍLICA
Considerada a mais rica de toda a arte barroca luso-brasileira, é revestida interna e externamente em pedra de lioz, possui duas torres e abóbadas em madeira no teto. Na sua fachada pode-se observar imagens de três santos jesuítas, por ser ali o quarto templo do Colégio dos Jesuítas. No interior, as talhas dos altares contam a história da evolução dos estilos da arquitetura na Bahia.
Endereço: Praça 15 de novembro, s/nº – Terreiro de Jesus.
Tel.: (71) 3261-5243
Missas: Quarta à sexta – 18h; Domingo – 9h e 18h
IGREJA SÃO PEDRO DOS CLÉRIGOS
Construída no início do século XIX possui corredores laterais e tribunas superpostas. A sua fachada é em estilo rococó tardio e a decoração interior apresenta uma transição entre o rococó e o neoclássico, com grande painel no teto, além de altar-mor.
Endereço: Praça 15 de novembro, s/nº – Terreiro de Jesus.Tel.: (71) 3321-0966
IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO DOMINGOS
Concluída seis anos após o seu início, tem na fachada estilo rococó e talha atual neoclássica. Possui corredores laterais e tribunas superpostas. O teto da nave é em concepção ilusionista, nos azulejos da Capela-Mor são exibidos retratos de São Domingos. Endereço: Praça 15 de novembro, s/nº – Terreiro de Jesus. Tel.: (71) 3242-4185
Funcionamento: Segunda à sexta – 8h às 12h e 14h às 17h Missas: Domingo – 8h
IGREJA DE SÃO FRANCISCO
Considerada uma das mais ricas igrejas do país, tem todo o interior coberto em ouro. Painéis de azulejos contam a história do nascimento de São Francisco e sua renúncia aos bens materiais. A nave central, cortada por outra menor, forma uma cruz. As pinturas exaltam Nossa Senhora e têm formas de estrelas, hexágonos e octógonos. Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco.
Endereço: Praça Anchieta, s/nº – Centro Histórico.Tel.: (71) 3322-6430 Funcionamento: Segunda à sábado
IGREJA E CONVENTO DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO
Vizinha da outra igreja de São Francisco. Sua fachada em pedra lavrada é o único exemplar no Brasil. Durante muito tempo, a fachada esteve encoberta com argamassa e, somente no início do século XX, durante serviços de implantação da rede elétrica na área, foi redescoberto o seu desenho original.
Endereço: Rua Inácio Aciolli, s/nº – Pelourinho. Tel.: (71) 3321-6968.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS
Sua construção foi iniciada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Pelourinho. A fachada reúne trabalhos delicados e belíssimas torres. Destacam-se em seu interior os painéis de azulejos, os altares neo-clássicos e imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Antônio de Cartegerona e São Benedito. Nos fundos, localiza-se um antigo cemitério de escravos.
Endereço: Praça José de Alencar, s/nº – Largo do Pelourinho.Tel.: (71) 3321-6280 Funcionamento: Segunda à sexta – 8h às 18h Missas: Segunda, quarta, sexta e sábado – 9h; Terça – 18h; Domingo – 10h
IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Após cem anos de construída sofreu grandes mudanças internas nos retábulos e arremates do forro. Para dar mais imponência ao templo, a escadaria, que faz a ligação da igreja com a ladeira do Carmo, foi aberta ao século XIX. Internamente, pode-se destacar um ossuário situado por baixo das escadas.
Endereço: Ladeira do Passo – Carmo. Tel.: (71) 3242-0182
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU9Ht_2ePMxRc2tyjr3Sy0nipKgZb0Rh6-Kd3m9nnqIab7Q9GZDs8r2iWaExbIZQ-ABGX_tnwGqCSmI6GcCsK8Ojs7YV9SVc4tdzPTL0DHDSO6I75UHa7EJ_WvB71ZT7VWl84vlEq_avQ/s640/Nova+Imagem+%25286%2529.png)
Funcionamento: Segunda à sábado – 8h às 11h e 14h às 17h
IGREJA E SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
Construída em meados do século XVII, apresenta interessantes painéis de azulejos e um belíssimo crucifixo de marfim.
Endereço: Rua da Misericórdia, s/nº – Centro Histórico.
MUSEUS (ACERVOS)
MEMORIAL DOS GOVERNADORES REPUBLICANOS DA BAHIA
Registros da história política republicana da Bahia.
Localização: Praça Municipal, s/nº, Palácio Rio Branco – Centro.
Visitação: Segunda – 14h às 18h; terça à sexta – 9h às 18h.Tel.: (71) 3316-6924
MEMORIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DO SALVADOR
No acervo, documentos históricos e uma coleção com pinturas de celebridades, além da visita ao espaço que era utilizado como prisão subterrânea no período colonial, a Enxovia.
![](https://ginapsi.files.wordpress.com/2013/01/cc3a2mara-municipal.jpg)
Localização: Praça Tomé de Souza, s/nº – Centro.
Visitação: Segunda à sexta – 9h às 18h.Tel.: (71) 3320-0100
MUSEU DA MISERICÓRDIA.
Fazem parte do seu acervo, pinturas, esculturas, imaginária, imobiliário, prataria, ourivesaria, azulejaria, alfaias a paramentos datados do século XVII e XIX.
Localização: Rua da Misericórdia – Centro Histórico.
Visitação: Segunda à sábado – 10h às 17h.Tel.: (71) 3322-7666
GALERIA DA FUNDAÇÃO PIERRE VERGER.
Acervo composto de fotografias retratando os continentes. É possível a compra de reproduções fotográficas, camisetas e publicações.
Localização: Rua da Misericórdia, nº 09, loja 1 – Praça da Sé.
Tel.: (71) 3321-2341
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UFBA.
Localizado no edifício que abrigou o colégio dos Jesuítas, apresenta objetos arqueológicos pré-coloniais e coloniais.
Localização: Terreiro de Jesus, s/nº, Antiga Faculdade de Medicina – Pelourinho.
Visitação: Segunda à sexta – 9h às 18h.Tel.: (71) 3283-5530
MUSEU AFRO-BRASILEIRO.
Expões objetos representativos da cultura africana e peças relacionadas à religião afro-brasileira na Bahia.
Localização: Terreiro de Jesus, s/nº, Antiga Faculdade de Medicina – Pelourinho.
Visitação: Segunda à sexta – 9h às 18h.Tel.: (71) 3321-2013
MUSEU DA ORDEM 3ª DE SÃO FRANCISCO.
Acervo de arte sacra.
Localização: Rua Ordem Terceira – Centro Histórico.
Visitação: Segunda à domingo – 8h às 17h.Tel.: (71) 3321-6968 / 3322-8306
MUSEU EUGÊNIO TEIXEIRA LEAL.
Acervo composto de moedas, medalhas, condecorações nacionais e estrangeiras, mobiliário, pintura, placas e troféus.
Localização: Rua J. Castro Rabello, nº 01 – Pelourinho.
Tel.: (71) 3321-9551
MUSEU UDO KNOFF DE AZULEJARIA E CERÂMICA
O acervo é composto de uma coleção que pertenceu ao ceramista Udo Knoff. Há também, peças de origem européia e azulejos da velha Salvador.
Localização: Rua Frei Vicente, nº 03 – Pelourinho.
Visitação: Terça à sexta – 10h às 18h; Sábado e domingo – 13h às 17h.Tel.: (71) 3117-6388
MUSEU TEMPOSTAL.
Exposição de postais e fotografias da coleção do fundador Antônio Marcelino. Através da sua coleção, o mundo é revisto nas mais diversas épocas e nos mais variados aspectos.
Localização: Rua Gregório de Mattos, nº 33 – Pelourinho.
Visitação: Terça à sexta – 10h às 18h; Sábado e domingo – 13h às 17h.
Tel.: (71) 3117-6382
MUSEU ABELARDO RODRIGUES.
O seu acervo possui a mais valiosa coleção de arte sacra do Brasil. Imagens, pinturas, altares, oratórios, crucifixos e fragmentos de talha, constituem a coleção de arte erudita e popular que pertencia à Abelardo Rodrigues e foi comprada pelo Governo do Estado.
Localização: Rua Gregório de Mattos, nº 45 – Pelourinho.
Tel.: (71) 3117-6380
GALERIA SOLAR FERRÃO.
A Galeria foi criada como um espaço de incentivo e difusão de cultura, realizando mostras de artistas locais e estrangeiros.
Localização: Rua Gregório de Mattos, nº 45 – Pelourinho.
Tel.: (71) 3117-6380
MUSEU DA CIDADE.
Reúne um acervo representativo das manifestações culturais soteropolitanas, além de coleções de imagens de orixás em tamanho natural e de peças de uso pessoal do poeta Castro Alves.
Localização: Largo do Pelourinho, nº 03 – Pelourinho.
Visitação: Segunda à sexta – 12h às 17hTel.: (71)3321-1967
FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO.
O espaço cultural foi criado com o intuito de preservar, estudar e expor o trabalho do grande romancista baiano, Jorge Amado. O acervo é composto de extensa coleção de fotografias, vídeos, cartas, documentos, cartazes e objetos relacionados ao autor e suas obras. É possível encontrar, também, obras da mulher do romancista, Zélia Gattai.
Localização: Largo do Pelourinho – Centro Histórico.
(71) 3321-0122/ 3321-0070
MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA.
O museu apresenta uma exposição de longa duração dedicada à herança gastronômica da Bahia.
Localização: Praça José de Alencar, nº 13/19, Largo do Pelourinho – Centro.
Visitação: Segunda à sexta – 11h às 19h.Tel.: (71) 3324-4553
CASA DO BENIN.
O acervo abriga uma mostra permanente de artesanato do Benin, composta de objetos de metais, cerâmica e cestaria, além de apresentar exposições temporárias de artistas locais.
Localização: Rua Santo Agostinho, nº 17 – Centro Histórico.
Serviços
O Pelourinho é um dos mais visitados pontos turísticos da Bahia, portanto, milhares de pessoas circulam entre as suas ruas diariamente. Para atender à essa demanda, o Pelourinho dispõe de uma estrutura de serviços, desde bancos, estacionamentos, delegacias à consulados e posto de saúde. Dessa forma, os visitantes, moradores e comerciantes podem desfrutar o ambiente com mais comodidade e sem preocupações.
DELTUR – DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO TURISTA
Praça Anchieta, nº 14 – Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho
Tel.: (71)3116-6512 / 3116-6531
Funcionamento: 24 horas
SAT – SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO TURISTA
Rua das Laranjeiras, nº 12
Tel.: (71) 3321-2133 / 3321-2463
Diariamente das 8:30h às 21h
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.