Autor: Pasquale De Chirico
Época: Iniciado em 1936 e concluído em 20 de maio de 1937
Localização: Praça Conselheiro Almeida Couto - Nazaré (em frente a Igreja N. Sra. Auxiliadora).
Dados Técnicos:
Material: Bronze e Granito de Santa Luzia
Técnica: Fundição e Placas em granito.
Dimensões: Altura = 9, 30, Base (6,30 x 6,30m).
Descrição Sumária:O monumento tem a altura total de 9,30 m, ocupando uma área de 42,25 m², e foi levantado sobre um alicerce de pedras, cimento e areia, com a profundidade de 1,25 m e 7,00 m em cada lado.
O pedestal de granito branco de Santa Luzia tem 6,30 m de altura.
A estátua de bronze de D. Pedro lI, fardado como aparece representado em uma grande tela a óleo existente no salão nobre do Paço da Câmara Municipal desta cidade, tem 3,00 m de altura.
Nos quatro ângulos da base do monumento, existem 4 grandes e artísticos candelabros de bronze, com 5 globos de luz elétrica cada um.
Na face do monumento que dá para a Avenida Joana Angélica, na base há um grande escudo de bronze com as armas imperiais e, no centro do mesmo, as palavras - A BAHIA A D. PEDRO lI. Na face oposta, há uma grande placa de bronze, com lavores artísticos contendo os nomes dos 21 membros da comissão central do monumento a D. Pedro II.
Nas faces laterais, em uma há um grande medalhão de bronze representando a Imperatriz
D.Thereza Cristina, cognominada - A Mãe dos Brasileiros, e na outra um grande medalhão de bronze representando a Princesa D.Isabel, Condessa D'EU, denominada - A Redemptora.
Nas quatro faces do planto do monumento, há 4 placas de bronze, artísticas, em alto relevo, dando-lhe grande realce.
Referência Histórica:Homenageado: Pedro II (1825-1891)
Segundo e último Imperador do Brasil, Pedro Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Habsburgo nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro.
Filho do Imperador D. Pedro I e D. Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria.
Tendo D. Pedro I abdicado em 7 de abril de 1831, seu filho Pedro de Alcantâra, não podia governar porque tinha apenas cinco anos de idade. Em virtude da menor idade, José Bonifácio de Andrada e Silva foi nomeado seu tutor.
Por isso estabeleceu-se no Brasil uma forma de governo provisória, conhecido como Período Regencial. De 1831 a 1840 o país esteve sob o domínio de 4 Regências sucessivas.
Em 23 de julho de 1840, Pedro de Alcântara, foi proclamado maior, antecipadamente e coroado em 18 de julho do ano seguinte, aos 15 anos de idade, D. Pedro II iniciou um reinado que só terminou com a república em 1889.
Tinha fortes interesses culturais e mesmo científicos, praticando a poesia, a pintura, conhecendo as línguas e freqüentando as ciências.
Em 1843 casou-se com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, com quem teve quatro filhos.
Faleceu no dia 5 de dezembro de 1891, em Paris (França).
Blog para amantes de fotografia que desejam realizar passeios fotográficos por Salvador e adjacências. Realizamos roteiros personalizados. Escolha o local que deseja conhecer e fotografar e deixe a organização e os preparativos por minha conta. Salvador/Bahia/Brasil.
Serviços
Organizamos o roteiro desejado, providenciando:Traslado até o local (ida e volta).Informações sobre o local.Levantamento de preços e horários disponíveis.Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.Passeios individuais ou com grupos.Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Estátua de D.Pedro II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.