Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 5 de maio de 2008

Balé Folclórico da Bahia

Do país mais rítmico do planeta, chega o Balé Folclórico da Bahia, uma companhia criada, em 1988, por Walson Botelho e Ninho Reis e sob a direção artística de José Carlos Arandiba.
Todos os membros da companhia são verdadeiros profissionais da dança clássica, moderna, dança afro-brasileira e afro-religiosa, expressão teatral, canto e música. Por tudo isto, não surpreende que, desde que iniciou sua trajetória, o Balé folcl´´orico da Bahia tenha recebido, do Ministério de Cultura do Brasil, prêmios importantes tais como o de melhor espetáculo do Brasil ou o prêmio Fiat do Brasil, etc.
Hoje é considerada a melhor companhia de dança folclórica do mundo e já passou por teatros de Nova York, Boston, Sidney e Estocolmo, entre muitos outros, tranasmitindo a imensa riqueza da cultura brasileira e maravilhando milhões de pessoas com seu magnífico espetáculo.

O folclore e a cultura do Brasil foram formados pela combinação de três diferentes correntes: européia, através da colonização portuguesa; africana, pelos escravos e a indígena, os nativos da terra. O Balé Folclórico da Bahia procura retratar, no mais puro estado, as manifestações folclóricas da Bahia, incluíndo alguns quadros sobre o Candoblé, religião de origem africana, na qual a música e a dança são alguns dos elementos principais.

Programa

"Pantheon dos Orixás"
Os deuses africanos (Orixás) após incorporarem em seus adeptos mostrarão, através da dança, as principais características de sua personalidade: OGUM (Deus do Ferro e da Guerra); OXUM (Deusa dos Rios e Lagos); OMOLÚ (Deus das Doenças e da Morte); IANSÃ (Deusa dos Ventos e Tempestades) e OXÓSSI (Deus da Caça e das Florestas).

"Dança do Fogo"
Dança feita em homenagem a Xangô, o deus do Fogo e dos Trovões.

"Puxada de Rede"
Manifestação popular ainda encontrada nas praias da Bahia, na qual Iemanjá, a Deusa do Mar, é saudada pelos pescadores e suas esposas, que através de danças e cânticos, imploram por proteção e uma boa pescaria.

"Maculelê"
Dança dramática que teve sua origem nas plantações de cana-de-açúcar, na Bahia, em comemoração à boa colheita, também sendo utilizada, devido à sua violência, como meio de defesa dos escravos contra os senhores feudais.

"Capoeira"
Luta de origem africana, trazida para o Brasil pelos escravos vindos de Angola durante o período colonial.

"Samba de Roda"
É a mais descontraída dança da Bahia, desde os tempos em que executada pelos escravos, nas senzalas, nas suas horas de lazer. Particularizase pelos movimentos ondulantes e sensuais dos quadris das mulheres.

Balé Folclórico da Bahia
Teatro Miguel Santana
Rua Gregório de matos, 49 Pelourinho
www.balefolcloricodabahia.com.br
Tel. 55(71) 3322-1962

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.