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segunda-feira, 12 de maio de 2008

Igreja e Convento São Francisco


IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO (ORDEM 1ª)

Situa-se o convento no Centro Histórico de Salvador, em sítio tombado pelo IPHAN (GP-1).
A fachada principal da igreja abre-se para uma praça muito alongada, onde está localizado elemento típico das urbanizações franciscanas, o cruzeiro, que dá nome ao local.
O Cruzeiro de São Francisco articula-se com o Terreiro de Jesus formando um dos mais interessantes espaços urbanos de Salvador, delimitado, em sua maior parte, por construções da metade do século passado.
A roça do convento foi considerada área non aedificandi (GP-1) pelo Decreto Municipal nº. 4.524 de 01.11.1973.
Edifício de elevado valor monumental. O convento de S. Francisco, desenvolvido em torno de um claustro quadrado, forma com a capela da Ordem Terceira um dos complexos monumentais mais importantes de Salvador.
O corpo da igreja é formado por três naves; as laterais, bem mais baixas que a central e separadas desta por arcadas intercaladas de maciços, lembrando capelas.
Sua decoração é um exemplo do barroco da primeira metade do séc. XVIII, e realiza o ideal da igreja de ouro que surgiu em Lisboa e Goa no fim do séc. XVII.
Também merece destaque a decoração da biblioteca. O convento tem um subsolo e dois pavimentos sobre o nível da rua.
Possui ricos painéis de azulejo: os da capela-mor são de 1737, feitos em Lisboa por Bartolomeu Antunes de Jesus; os do claustro são de 1746/48; os da ante-sala e sacristia são do período 1749/52. Nas torres e parte da fachada, azulejos de 1805/08.
Dentre a imaginária destaca-se : S. Pedro de Alcântara, bela obra de imaginária brasileira.
Esta igreja, com três naves, distingue-se das demais construções franciscanas do NE, que são de nave única com duas passagens ladeando a capela-mor e conduzindo à sacristia transversal.
Ela parece ter sido influenciada por S. Francisco do Porto, construção gótica com três naves e decoração do séc. XVII, e pela planta jesuítica luso-brasileira tradicional.
Sua suntuosa fachada é um desenvolvimento do tipo adotado na Matriz de Maragogipe, mas alguns elementos foram tomados da antiga Sé, como a porta central ladeada por duas menores, à maneira dos arcos de triunfo. Ela adotou da igreja do Colégio de Jesus a divisão do corpo retangular da fachada em cinco partes por duas ordens de pilastras superpostas.
As volutas derivam do tipo criado em Cairú, desenvolvido em Sto. Antônio do Paraguassu e existentes ainda no Colégio dos Jesuítas de Santarém (Portugal ).
Seu frontispício inspirou o da igreja da Barroquinha e do Convento Franciscano da Vila de S. Francisco (Ba).
O estilo da decoração se filia à escola de Porto D Aveiro. A nave apresenta teto em caixotões com painéis em forma octogonal, que se alternam com almofadas quadradas.
O teto da portaria do convento apresenta perspectiva ilusionista atribuída a José Joaquim da Rocha ( 1774).
Histórico arquitetônico:
1587 - O convento franciscano é fundado na Bahia;
1686 - Frei Vicente das Chagas começa um novo convento e igreja sob plano grandioso;
1705/07 - Prossegue a construção: revestimentos e altar da enfermaria;
1707/10 - Terminados os muros do claustro e começados os pilares;
1708 - Colocada a 1ª. pedra da igreja. Obras sob a direção de Manoel Quaresma. Ao fim da Administração de Frei Vicente a igreja estava construída quase até o cruzeiro;
1710/14 - Frei Hilário da Visitação continua as obras;
1713 - Consagração da igreja, então construída até a elevação dos púlpitos;
1723 - Concluída a igreja, inclusive frontispício em arenito e instalação das cadeiras do coro;
1729/32 - Frei Álvaro da Conceição faz vir as pedras para as colunas do claustro;
1733/37 - Teto da igreja é pintado e decorado por Frei Jerônimo da Graça;
1737 - Assentados azulejos da capela-mor;
1738/40 - Conclusão por frei Gervazio do Rosário das colunas do claustro, douramento da capela-mor e altares laterais, execução do grande retábulo de S. Luis (hoje Coração de Jesus) no Cruzeiro;
1741/43 - Frei Manoel do Nascimento coloca o piso da capela-mor; chega de Portugal o grande retábulo de N. S. da Glória (cruzeiro, lado do Evangelho);
1749/52 - Frei Manoel de Santa Maria conclui as obras do claustro e coloca os azulejos;
1751 - Executado o forro da biblioteca;
1752/55 - Terminada a portaria e altar; os azulejos seriam colocados em 1782.

Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

A Igreja e Convento de São Francisco são uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo.
O templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. O Barroco está presente na fachada e nos painéis de azulejos portugueses, que reproduzem o nascimento de São Francisco e sua trajetória de renúncia aos bens materiais.
Também está no interior, formado por talha de madeira e ornamentado com todos os símbolos do barroco: folhas de acanto, pelica-nos, flores, anjos, sereias, dentre outros.
O convento começou a ser construído um século depois que os primeiros franciscanos chegaram em Salvador em 1587.
Já as obras da igreja foram iniciadas somente na primeira metade do século XVIII. Conta-se que foram utilizados mil quilos de ouro em pó só para moldar a talha. As pinturas do teto têm forma de estrelas, hexágonos e octógonos. Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco. Podem ser vistas também na Igreja de São Francisco esculturas do grande santeiro baiano Manuel Inácio da Costa.

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