Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




quinta-feira, 8 de maio de 2008

Capela de São Pedro


CAPELA DE SÃO PEDRO GONÇALVES DO CORPO SANTO

A igreja situa-se próxima ao porto de Salvador, no bairro do Comércio, formando uma das esquinas da Praça Cairu, embora sua fachada se abra para a Rua do Corpo Santo, uma estreita rua de sobrados do século XIX, já bastante alterados tal como a igreja.
Edifício prejudicado pela insenção de elementos não condizentes, como nova fachada e lojas na parte posterior e porão. O altar-mor não é original. O único elemento provavelmente primitivo é o teto. Dentre a imaginária, destaca-se: imagem do Senhor do Passos, em tamanho grande, e crucifixo do altar-mor. Possui ainda estátua do Senhor da Redenção, atribuída a Chagas, "O Cabra".Esta igreja apresenta planta do tipo arcaico e singelo, encontrado na arquitetura religiosa rural, cuja nave e capela-mor formam um só corpo de construção dividido convencionalmente pelo arco cruzeiro.
Apresenta já um corredor muito largo que funciona como sacristia e que se estende em quase todo o comprimento da igreja. Sua planta é muito semelhante à da capela da fazenda de Santo Antônio de S. Roque (SP) de 1681/82, embora não possua alpendre frontal.
A igreja não possui atualmente, torre sineira, mas a presença de uma base indica que ela existiu ou foi cogitada.
Sua fachada é resultante da reforma de 1902. O altar-mor, se não for dessa época, será, no máximo, do final do séc. XIX. O forro da nave, provavelmente original, é do tipo adotado nas igrejas brasileiras até a 1ª. metade do séc. XVIII, isto é, caixotões guarnecidos por molduras com ornatos em talha.

Histórico arquitetônico
1711 - Fundada a capela pelo marujo espanhol Pedro Gonçalves, em pagamento a uma promessa feita durante uma tempestade em águas da Baía de Todos os Santos;
1736/56 - Serviu de matriz da freguesia, enquanto se construía a atual igreja da Conceição da Praia;
1902 - Em conseqüência do alargamento da Rua Santos Dumont, o Intendente de Salvador, Dr. José Eduardo Freire de Carvalho Filho, mandou reedificar a fachada posterior, sendo nesta oportunidade criadas lojas comerciais na fachada do fundo e lateral, por baixo do piso da igreja e modificado o frontispício.

Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.