Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ribeira

O bairro da Ribeira fica situado na Península Itapagipana, na Cidade Baixa.
Banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos e da Enseada dos Tainheiros, é um dos poucos bairros em que os moradores conservam o hábito de colocar cadeiras nas portas das casas, no finalzinho da tarde, e de sentar para apreciar a paisagem.
A autenticidade do povo que mora na Ribeira, com sua cultura tão particular retrata de forma quase mágica a divisão da cidade em Alta e Baixa.
É difícil explicar esta sensação de magia.
É necessário experimentá-la para compreendê-la. É preciso conhecer a Ribeira, que da Cidade Alta parece nem existir, mas que, quando nos encontramos lá, nos provoca um choque delicioso pela descoberta de uma outra Salvador.

A Ribeira dos acarajés, pastéis e dos famosos sorvetes sobrevive e mantém preservada a sua personalidade única.

As primeiras ocupações passando pela Boa Viagem, pela igreja de mesmo nome e seguindo o bairro de Monte Serrat é possível conhecer marcos das primeiras construções portuguesas na península.
A Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat e o Forte de Monte Serrat são exemplos das mais antigas construções da região.
O bairro oferece também como atração o antigo Iate Itapagipe, as casas seculares ao lado da igreja, a vista da Baía da Ponta do Humaitá e a sede do CRA – Centro de Recursos Ambientais.
Subindo a Rua Rio São Francisco, em direção ao Bonfim, é possível ver o Hospital Couto Maia, o Convento da Sagrada Família e o Mirante do Bonfim, logo em frente.
Ao Redor da famosa Igreja do Bonfim, as casas dos romeiros e o Solar Marback completam o conjunto arquitetônico. Na parte baixa do largo, o Centro de Artesanato do Bonfim é opção para comprar uma lembrança da Bahia e da cidade. Descendo a Ladeira da Lenha é possível percorrer a Avenida Beira Mar e apreciar as praias calmas da península. Se a opção for a Rua Travassos de Fora, seguindo pela Rua Visconde de Caravelas é possível passar pelo Largo do Papagaio, Largo da Madragoa até chegar ao Fim de Linha da Ribeira, bairro que também foi palco das primeiras ocupações urbanas.
Na Penha, além da praia e da sombra dos Tamarindeiros há a Igreja da Penha, do século XVIII. No Largo da Ribeira há o famoso sorvete da Ribeira e a pastelaria, que atraem muitos visitantes ao bairro. Da orla é possível avistar o subúrbio. À noite, o conjunto de casas iluminadas faz lembrar um presépio.
Na Avenida Porto dos Tainheiros além das marinas e barcos, os Clubes de Remo, o Solar Amado Bahia, o antigo Hidroporto da Ribeira e o Instituto de Cultura Brasil Itália Europa são algumas das atrações.

Depoimentos

Onde fica a ribeira dos galeões?
“A ribeira dos galeões é o bairro da Ribeira. Porque ribeira, em vernáculo, é o local onde o navio ou embarcação, tem uma oscilação de marés tal que permite que o barco fique em seco para trabalhar. Isso acontecia cá, na ribeira das naus, hoje não acontece mais porque já aterrou tudo, do segundo distrito para cima já não tem mais nada. E lá na Ribeira, onde ainda acontece isso na praia do Bogari. Repare que quem tem barco para consertar leva para lá porque ali é fácil, quando a maré baixa está seco.”
(Cid Teixeira)
www.cidteixeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.