Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 19 de maio de 2008

Pituba

Pituba é uma palavra de origem tupi que significa brisa, hálito, sopro forte.
A história do bairro nasce no início do século XX, quando Joventino Pereira da Silva, juntamente com seu cunhado Manoel Dias da Silva, adquiriu a Fazenda Pituba, e, juntos, traçaram o plano Cidade Luz.
Joventino, que era mineiro, trouxe consigo a idéia de implantar na Pituba uma estrutura moderna igual à de Belo Horizonte, com quadras divididas estrategicamente, ruas largas e muitos espaços para belas moradias.
O projeto de loteamento foi publicado em 1919, com relatório assinado pelo engenheiro civil Teodoro Sampaio, e aprovado pela Prefeitura Municipal de Salvador em 1932.
O esquadrinhamento do terreno estabeleceu a abertura de 10 vias logitudinais paralelas à linha da costa, algumas das quais seriam denominadas avenidas, e 15 transversais perpendiculares às primeiras.
Ficou estabelecido em documento de 1915 que o eixo principal do arruamento, então conhecido como Estrada da Pituba, seria denominado Avenida Manoel Dias da Silva, oficializada pela Lei Municipal nº 1.664, de 2 de dezembro de 1964”.
Até a década de 70, muitas famílias ainda veraneavam na Pituba mas, de lá pra cá, o bairro presenciou um desenvolvimento surpreendente.
Hoje a Pituba é um bairro super moderno, com uma infra estrutura invejável e talvez, o mais auto suficiente da cidade, possuindo diversas agências bancárias, restaurantes, bares, teatros, escolas, shopping centers e um comércio muito diversificado.
Além da Avenida Manoel Dias da Silva, podemos destacar ainda a Avenida Paulo VI como uma das mais importantes.

Depoimentos

“... Então, a cidade é um organismo vivo, um organismo dinâmico. Ninguém acredita que bairros inteiros não existiam a cinqüenta anos passados. Eu dei o meu exemplo aqui, existia um ônibus de Pituba que fazia a viagem três vezes por dia, de manhã, meio-dia e de noite, um ônibus, um só e ia até a porta do Colégio Militar, dali em diante você tinha que ir na paleta, a cidade acabava em Amaralina. "
(Cid Teixeira)
www.cidteixeira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.