Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Jardim Botânico de Salvador

Jardim Botânico de Salvador

O Jardim Botânico de Salvador é pouco visitado por estar localizado em um bairro periférico da cidade e não ter muita divulgação.

Localizado perto do Hospital São Rafael, o Jardim Botânico de Salvador, ainda é desconhecido para a maioria da população da cidade. Ocupando 17 hectares, o Jardim limita-se desde a área do Colégio Orlando Imbassaí, até a Avenida Gal Costa. O local leva o nome de Mata dos Oitis, por abrigar a árvore nativa, Oiti da Bahia, planta centenária que cresce bastante quando criada em um largo espaço. O local é o resultado de um reflorestamento acontecido desde o ano de 2002. Antes de ser inaugurado em 2004 como Jardim Botânico de Salvador, o espaço encontrava-se em um horto administrado pela prefeitura municipal.

Hoje, ainda administrado pela Prefeitura Municipal de Salvador sob a responsabilidade da Superintendência de Parques e Jardins de Salvador - SPJ, a Mata dos Oitis, tem um “convênio” com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para catalogar suas espécies, conduzir pesquisas no meio florestal e fazer com que as pessoas conheçam cada vez mais a flora baiana.

No local, tem o espaço
 Étno Botânico, ambiente reservado para plantas que são utilizadas no culto afro. Através de uma pesquisa feita juntamente com os 2.883 terreiros do Estado filiados à Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro, identificaram as árvores consideradas divinas.
Foram identificadas algumas plantas que são utilizadas para banhos, para chá, diabetes, mal olhado como o Pau-ferro, Maria Preta, Licônia, Aroeira, dentre outras. Nessa época do ano, em que os ventos estão fortes e a chuva caindo a todo o momento, não é permitido andar pelas trilhas. O mau tempo pode causar acidentes ou mesmo matar um visitante, o que quase acontecia com um dos trabalhadores do local.
A trilha só é permitida para pessoas a partir dos 15 anos, além da roupa apropriada. As crianças ficam na trilha aberta e também conhecem a diferença entre plantas tóxicas e não tóxicas. Armando.

Herbário RADAM BRASIL

Além de tantas espécies, o Jardim Botânico conta com o Herbário Radam Brasil, considerado um dos
 sete mais importantes do Brasil.
Inspirado no Projeto RADAM BRASIL ocorrido durante a ditadura militar até o final da década de 70, o projeto previa levantar todos os recursos naturais brasileiros por imagens geradas por um radar. O herbário local, que se apresenta como uma espécie de “museu das plantas” é composto por 55 exemplares já catalogados e mais alguns já em processo de desidratação para serem catalogados. Segundo o biólogo responsável Flamino de Oliveira, as plantas passam por três estágios até chegar ao herbário. A planta chega com folha, flor e fruto passam pela estufa para secar, na segunda fase, a planta vai para o freezer para ajudar a matar alguns pequenos bichos que ainda persistem e por último vai para o herbário em uma temperatura baixa para conservar sem umidade com o nome científico, local e data que aquela “mecha” foi retirada.

Por estar localizado em um bairro populoso e considerado por muitos, perigoso, o Jardim Botânico Mata dos Oitis, ainda é muito pequeno e não tem como ajudar as pessoas que o rodeiam. Contando com sete técnicos de nível superior, entre eles quatro engenheiros e três biólogos, fora as pessoas responsáveis pela limpeza do local, o Parque não tem estrutura para uma ação social digna. A ação que seria feita através de pequenas ajudas como uma simples cesta básica ou ajuda psicológica para aqueles que necessitam na comunidade, não pode ser feita justamente pela falta de estrutura especializada. Também por causa da sua localização ele é pouco visitado, motivo para o qual os profissionais do lugar chamam atenção. Profissionais como gestores ambientais e mesmo biólogos que devem atuar na área, não têm conhecimento da existência desse ambiente.

Funcionamento
O Jardim Botânico Mata dos Oitis funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, sem funcionamento nos feriados, podendo ser visitado por qualquer pessoa apresentando apenas o documento de identificação. Para escolas ou mesmo estabelecimentos que necessitarem levar uma maior quantidade de pessoas, a visita deverá ser agendada pelo telefone 3367-3872.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.