Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




quinta-feira, 8 de maio de 2008

Museu Tempostal

O Museu Tempostal foi inaugurado em 05 de novembro de 1997, está instalado no Centro Histórico em um sobrado restaurado do século XIX.
Seu acervo, formado por cartões-postais, fotografias e estampas, é um dos mais completos do país, com peças de valor histórico, artístico e documental.
Destacam-se as coleções de fotos da Bahia e do Brasil no final do século XIX e inicio do século XX; a coleção Belle Époque, de postais raros, além de outras coleções de fotos e postais, que retraiam o cotidiano de diferentes épocas e países.
Tem sido até o momento, fonte privilegiada de informação e de imagem para a pesquisa historiográfica, antropológica e sociológica, documentando e qualificando os estudos e dando precisão a determinadas situações socioculturais.
O Museu Tempostal vem realizando um trabalho de coleta e divulgação de seu patrimônio, no propósito de manter vivo para as futuras gerações o registro histórico de uma época.

Atividades

Exposições:

1 - “Pelos Caminhos de Salvador”, mostra que reúne postais e fotografias das primeiras décadas do século XX e que retratam o processo de urbanização e modernização da cidade, além de hábitos e costumes.

2 - “Bahia – Litoral e Sertão”, exposição de postais e fotografias do interior baiano, datados das primeiras do século XX. A dicotomia litoral e sertão é o principal enfoque desta exposição que aborda ainda, a importância da formação de vias de transporte para a compreensão do desenvolvimento sócio-econômico das regiões baianas.

3 - “A Mulher Negra na Bahia – Imagens de Gênero e Raça” mostra de postais e fotografias das primeiras décadas do século XX, agrupados em cinco categorias: Baianas de Acarajé, Religiosidade, Folclorização, Trabalho e Personalidade. As imagens revelam a presença marcante da mulher negra na sociedade baiana.

Localização
Rua Gregório de Matos, 33. Pelourinho - Salvador - Bahia
Contato:
Tel.: (71) 3117-6382
Tele fax: (71) 3117-6383.
E-mail: museutempostal@ipac.ba.gov.br
Horário de visitação – De terça-feira a sábado, das 13 às 18 horas.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.