Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo
Construída no início do século XVIII, sofreu, cem anos depois, grandes mudanças internas nos retábulos e arremates do forro.
A escadaria, que faz a ligação da igreja com a ladeira do Carmo, foi aberta ao século XIX para dar mais imponência ao templo, antes escondido na rua estreita.
Internamente, pode-se destacar um ossuário situado por baixo das escadas.
O escritor baiano Dias Gomes ambientou sua famosa obra "O Pagador de Promessas", no local. O filme de mesmo nome ganhou a "Palma de Ouro", em Cannes, no início da década de 60.
Atualmente está igreja encontra-se fechada para reforma, sem previsão de ser reaberta. Mesmo assim, vale a pena visitar o local.
Ladeira do Carmo - Centro Histórico de Salvador
Mais informações
A igreja situa-se na primeira zona de expansão da cidade e integra o sítio tombado pelo IPHAN nos sub-distritos da Sé e Passo.
A vizinhança da igreja é constituída por casas e sobrados predominantemente da 1ª metade do séc. XIX.
Edificada em rua muito estreita, à Rua do Passo, sua perspectiva foi assegurada pela criação de uma larga escadaria de ligação desta com a ladeira do Carmo.
Possui a igreja um subsolo (ossuário), pavimento térreo (nave, capela-mor e sacristia) e um primeiro pavimento (tribunas e coro).
Altares e retábulos de meados do séc. XIX, de autoria de Joaquim F. de Matos Roseira e Cipriano Francisco de Souza. Possui azulejos de Lisboa de 1750 na capela-mor e azulejos industriais (séc. XIX) na nave.
O teto da nave é atribuído a Antônio Pinto e Antônio Dias. Possui ainda 2 painéis representando a Transfiguração do Senhor, cópia parcial de Rafael; e Ceia de Cristo de autoria de José Rodrigues Nunes, que também dourou a obra de talha (1859), e dois painéis de autoria de José Antônio da Cunha Couto, representando a Multiplicação dos Pães e a Comunhão dos Apóstolos (1883/84). Imagens de São José, N. S. da Conceição e N. S. Mãe dos Homens. Alfaias: castiçais e coroas
Sua planta é típica das igrejas baianas do começo do séc. XVIII, com corredores laterais recobertos por tribunas e sacristia transversal.
A fachada é uma evolução do tipo iniciado pela Matriz de Maragogipe.
O corpo da torre, que serve de base à pirâmide de cobertura, é terminado por frontões curvos, inovação aparecida em 1728 na igreja da Misericórdia, sob a forma de frontão retilíneo. Em conseqüência do forte declive do terreno, foi adotada a solução de superposição da sala da mesa sobre a sacristia e desta sobre o ossuário, solução também adotada em outras igrejas baianas como N. S. do Boqueirão, Ordem 3ª de São Francisco, Santa Casa de Misericórdia e, parcialmente, na Ordem 3ª do Carmo.
A pintura do teto, de autoria duvidosa, é uma perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana, introduzida no país na metade do séc. XVIII. Talha de estilo neoclássico.
Histórico arquitetônico:
1718 - É criada a Freguesia do SS. Sacramento da Rua do Passo, quando governava o 5º Arcebispo, D. Sebastião Monteiro da Vide;
1736 - Instituição da nova igreja paroquial da r. do Passo;
1737 - Uma ordem real outorga subsídios para a construção da capela-mor;
1820/21 - Conserto da cornija da nave e do painel que caiu;
1834/35 - Obras de restauração, principalmente da torre sul;
1848/49 - Remodelação interna compreendendo: novo retábulo da capela-mor, duas varandas corridas em lugar das tribunas, remate de duas portas colaterais, enfeites e remates do forro, realizados por Joaquim Francisco de Matos Roseira e Cipriano Francisco de Souza;
1850 - Executados altares do arco cruzeiro e dois altares laterais;
1851 - São construídos dois altares, 6 tribunas, 2 púlpitos, remates nas bacia, portas e janelas. Abertura de quatro novas portas no interior da igreja;
1854 - Novo lajeado do corpo da igreja, corredores e sacristia;
1858 - Obras de pintura e douramento da talha por José Rodrigues Nunes;
1889/90 - Colocação de azulejos na nave da igreja.
Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.
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segunda-feira, 12 de maio de 2008
Igreja Rua do Passo
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