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quarta-feira, 7 de maio de 2008

Igreja e Convento do Carmo

Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo

O Convento do Carmo foi construído fora dos muros da cidade, em uma colina conhecida como Monte Calvário, situada ao norte da cidade, e de grande importância para a sua defesa.
O casario que hoje o envolve é de pequeno porte, e, na sua maioria, do século XIX.
O monumento integra o sítio tombado pelo IPHAN (GP-1), compreendendo áreas dos sub-distritos da Sé e do Passo.
Conjunto de elevado valor monumental, compreendendo Convento, Igreja e Ordem Terceira. O convento possui dois claustros. O maior, de forma retangular, é hoje utilizado como hotel e o menor, de forma quadrada, como museu de arte sacra, mantida pela Ordem. O acervo do museu é constituído por peças de mobiliário, imaginária e alfaias. Dentre as peças de imaginária, destaca-se o "Cristo atado à coluna", em madeira, do final do século XVIII, de autoria de Francisco de Xavier Chagas - o Cabra.
O altar-mor apresenta frontal em prata do séc. XVIII. Possui azulejos de Lisboa (1720-30) na capela do noviciado; e na portaria, do tipo "grinalda", sobre fundo marmoreado de estilo neo-clássico (de 1800).
Em algumas celas existem arranjos modernos com azulejos do século XVIII, transportados de outros locais.
Na sacristia existe lavatório em mármore decorado com carrancas, estípites, anjos e delfins. A pintura do forro da Capela do Salvador é de autoria de José Joaquim da Rocha (1788).
Convento desenvolvido em torno de dois claustros, partido adotado também no Convento do Desterro, a igreja, embora Carmelita, apresenta uma planta típica das igrejas jesuítas luso-brasileiras, do tipo das igrejas do Espírito Santo de Évora e Colégio da Bahia, isto é, nave única, capelas inter-comunicantes e transepto de altura inferior ao nascimento da abóbada da nave.
Sobre as capelas existem tribunas, sendo as do lado sul ligadas por uma galeria envidraçada, elemento também existente nas igrejas das Ordens 3ªs. do próprio Carmo e de S. Francisco, e que se tornou freqüente na arquitetura civil do final do período colonial, como o Solar Marback e Engenho Vitória (Cachoeira).
A torre tem terminação inspirada nas coberturas à Mansard, também observada nas Igrejas de Santana e Pilar.
O interior da igreja é neoclássico. Sua rica sacristia rococó apresenta forro da última fase dos tetos em caixotões, que predominaram até o começo do século XVIII.
Os primitivos caixotões sobrepostos às vigas do teto assumem, neste caso, total independência da estrutura e se transformam em uma malha poligonal curvilínea de molduras que enquadram painéis pintados e florões.
Histórico arquitetônico: 1586 - Estabelece-se na Bahia a Ordem dos Carmelitas Calçados.
As obras do convento só começariam no séc. XVII, na vizinhança da ermida jesuítica de N. S. da Piedade, que foi doada aos frades, em 1592, por Cristóvão de Aguiar Daltro e sua mulher Isabel de Figueroa; 1636 - Menção a uma doação de Luiza Góes para ajudar as novas obras; 1651 - Feito um legado por Gaspar Siqueira Ribeiro para terminar a capela-mor; 1655 - Os trabalhos são postos em andamento; 1681 - Construção do grande dormitório; 1776 - Contrato para construção do grande claustro. O menor data do fim do século XVII; 1788 - Aumentada a capela-mor.
A decoração atual da sacristia, rococó é dessa época; 1795 - Edificada uma cripta, para servir de cemitério, e terminada a torre; 1823 - O convento é ocupado pelas tropas portuguesas e a igreja convertida em paiol. Pouco depois, a igreja e o convento sofreram grandes obras de consolidação. As capelas tiveram seus altares quase totalmente substituídos por novos, executados por Cipriano Francisco de Souza.

Museu do Convento do Carmo.
Seu acervo organizado pelos religiosos Carmelitas, consta de paramentos dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.
Entre suas imagens está o célebre "Jesus atado à coluna", atribuído ao escultor baiano Francisco das Chagas, o Cabra, e também jóias e alfaias de ouro, mobiliário colonial e prataria.

Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

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