Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Igreja Bom Jesus dos Aflitos

Situa-se a igreja no bordo da falha geológica de Salvador.
Sua fachada abre-se para uma pequena praça de onde se descortina belo panorama da Baía de Todos os Santos.
A área fronteiriça à igreja é vedada a edificação pelo art. 102 da Lei Municipal 2.403, de 23.08.72.
A Ladeira dos Aflitos, um dos acessos à igreja, conserva bons exemplares de arquitetura do século XIX, muitos dos quais azulejados.
A igreja primitiva foi alterada no século XIX e no atual.
Sua fachada, aparentemente inconcluída, exibe torre embrechada de louças policromadas.
No interior da nave existem três altares, sendo que os dois altares laterais e a arco cruzeiro são do entalhador Maximiniano de Oliveira Brandão, que trabalhou na igreja na primeira metade do século XIX. A pintura do teto da nave é atribuída a J. Joaquim da Rocha (1780). Púlpitos e tribunas apresentam grades de ferro do século passado, exceção feita às varandas da capela-mor que são de talha dourada. Dentro da imaginária, destacam-se: Santana Mestra, de Frei Agostinho da Piedade, feita para a capela do Unhão e atualmente no Museu de Arte Sacra da Bahia, N.S. das Dores, S. José, N. S. do Parto e N. S. da Soledade.
Sua planta, que se insere em um retângulo perfeito, é típica das igrejas matrizes e de irmandade do começo do século XVIII, com corredores laterais e tribunas superpostas. Contudo, ela ainda não apresenta a sacristia transversal, e parece resultar da evolução natural do partido em "T" (vide Palma) adotado com freqüência no século XVII. Do mesmo tipo são as igrejas da Saúde, São Francisco de Paula, S. Bartolomeu de Pirajá.
A fachada primitiva foi interrompida na altura da cornija e está dividida por pilastras em três corpos: um central e dois laterais.
A torre, que parece datar do século XIX, é mais estreita que a marcação do corpo lateral da igreja e não consegue integrar-se à composição. O frontão não chegou a ser executado.
A talha do interior é neoclássica. A pintura do forro, um medalhão com moldura rococó, é atribuída a José Joaquim da Rocha.

Histórico arquitetônico:

A igreja foi construída pelo português Antônio Soares. A construção nasceu de um voto feito por seu fundador ao Senhor dos Aflitos e Boa Sentença quando a imagem era ainda venerada no nicho da Igreja das Mercês. Uma vez coberta a igreja, seu fundador transferiu a imagem e continuou as obras, por etapas, com ajuda de esmolas;
1748 - É inaugurada a igreja;
1824 - Sofre reforma, assinalada em placa existente na igreja;
1825 - Estabeleceu-se uma irmandade para cuidar do culto e da capela.

Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.