Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Festa da Ribeira

SEGUNDA-FEIRA GORDA DA RIBEIRA

A Segunda-Feira Gorda da Ribeira surge segundo alguns historiadores, como uma extensão da Festa do Senhor do Bonfim.
Romeiros que participavam da festa na Colina Sagrada, no final dos festejos perambulavam pelos bairros vizinhos, estendendo o fim da festa profana até a segunda-feira.
Aliás, antigamente a data era chamada de Segunda-Feira do Bonfim. De caráter profano, a Festa da Ribeira, como também é conhecida é, de fato, uma continuação dos festejos do Bonfim. Na madrugada do domingo os barraqueiros migram com suas barracas para a Ribeira atraindo uma grande quantidade de pessoas Apesar de ser uma festa puramente profana, a Segunda-Feira Gorda da Ribeira acontece na data em que são iniciadas as celebrações em louvor a Nossa Senhora da Guia.
Há alguns anos a festa era considerada a primeira prévia do carnaval de Salvador, quando trios elétricos percorriam as ruas da região fazendo uma espécie de lançamento dos novos sucessos musicais.
Hoje em dia não há mais trios, a música fica por conta das barracas e, principalmente dos grupos de samba de roda e partido alto. A festa, regada a muita cerveja tem como destaque gastronômico o famoso cozido, muito procurado pelos foliões que fazem a festa na Enseada dos Tainheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.