Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Praia do Forte

"Todos os dias, tão logo o sol começa a aparecer, Angelina Rodrigues do Nascimento caminha até a varanda da sua casa para acompanhar o vai-e-vem de turistas que circulam diariamente em Praia do Forte, vilarejo distante 55 quilômetros de Salvador e que pertence ao município de Mata de São João.
Ao longo dos seus 85 anos, a professora aposentada assistiu da varanda à transformação da antiga vila de pescadores em um dos destinos turísticos mais famosos do País.

Do humilde povoado, de chão de terra batida e casebres de palha, onde nasceu e passou toda a vida, só restam as lembranças do sabor da carne de baleia – que comeu pela última vez quando tinha nove anos – e das Festas de Reis, guardadas em sua prodigiosa memória.
Desde então, muita coisa mudou no vilarejo, que atualmente reúne uma população fixa de dois mil habitantes e recebe cerca de 800 mil visitantes por ano. Após viver longo período parado no tempo, o povoado foi apresentado ao mundo no começo dos anos 70. No lugar das casas de palha, foram surgindo bares, restaurantes, cafés e lojas de grife.
Aos poucos, a vila ganhou ares de modernidade e passou a atrair empreendedores de várias partes do mundo. Dois mil leitos, em pousadas e hotéis, e mais de 270 negócios foram erguidos. O lugar cresceu, sofisticou-se e estimulou centenas de pessoas a trocarem a vida urbana pela tranqüilidade do litoral sem abrir mão do conforto. E bote conforto nisso. Praia do Forte reúne hoje o que há de melhor em lazer".


por Ronaldo Jacobina
Rejane Carneiro Ag. A TARDE

Todos já sabem que Praia do Forte é um destino muito procurado pelos turistas nacionais e internacionais, que quando chegam á esse pedaço de paraíso se deparam com uma realidade.
É fato que, muitos chegam até aqui, apenas com a intenção de desfrutar de férias maravilhosas e acabam optando por fixar residência neste local pela qualidade de vida e tranqüilidade.




Além dos benefícios de se viver em um local privilegiado, a opção de negócios imobiliários é imensa.
Como esse destino atrai muitos estrangeiros e o mercado imobiliário brasileiro está em ascensão, investir na Praia do Forte é muito lucrativo.
Mas não são apenas os residentes fixos, que agitam o mercado imobiliário de Praia do Forte. Geraldo Marques trabalha há quatro anos com imóveis no local e segundo a sua estimativa, 75% são locados para veraneio para um público diferenciado de Salvador. “Como Praia do Forte é considerada um shopping a céu aberto e Vilas, Flamengo e Stella Mares se tornaram áreas residenciais, a demanda aumentou por aqui”.Segundo Marques, a tendência é de crescimento no setor imobiliário local, pois Guarajuba vai se tornar uma área residencial e Praia do Forte nunca vai perder o encanto de veraneio. “Além disso, a demanda por aluguéis temporários é alta, conhecer o Projeto Tamar e a vila dos pescadores faz parte do roteiro de Salvador”, diz.

As belas praias são delimitadas por coqueirais e famosas por suas piscinas naturais.
As mais freqüentadas são as do “Lord” e “Papa-Gente”, que ficam repletas de peixes nas suas águas cristalinas, que podem ser facilmente visualizados com a máscara de mergulho snorkelling.

O que fazer na Praia do Forte?

A Praia do Forte tem muito sol o ano inteiro, praias maravilhosas com piscinas naturais, florestas, lagoas, dunas e um imenso coqueiral.
Para desfrutar dos diversos passeios e atrativos turísticos, você deve permanecer na Praia do Forte no mínimo cinco dias.

Surf
Praia do Forte é um local perfeito para a prática do surf, tanto é que foi sede este ano, no mês de junho, de um dos maiores campeonatos mundiais, o Billabong Surf Eco Festival.
A praia é formada por fundo de recife de coral.

Quadriciclo
O passeio de quadriciclo pela Reserva Ecológica da Sapiranga é muito procurado pelos turistas, pois além do gostinho de aventura que esse passeio proporciona, desperta o prazer de estar em contato totalmente com a natureza.
A Reserva da Sapiranga é formada pela Mata Atlântica e habitat natural de diferentes espécies de flores e plantas nativas.

Passeio de cavalo
O passeio de cavalo vem atraindo cada vez mais os turistas, não só os brasileiros quanto aos estrangeiros. Eles têm a opção de fazer o trajeto da praia ou da Reserva Ecológica da Sapiranga, onde poderão apreciar um magnífico banho de cachoeira, no encontro no rio Pojuca com o mar.

Bicicleta
Para os amantes do ciclismo, uma excelente opção de trilha na Reserva da Sapiranga, é a da Corredeira, que dá acesso ás corredeiras do Rio Pojuca e a outra é o percurso até o Castelo Garcia D'Ávila. Já para os que querem se refrescar em águas limpas e calmas, a trilha que vai até a Lagoa Açu é outra opção excelente.

Bóia-Cross
Para os amantes de esportes mais radicais, o rio Pojuca que forma um cenário belíssimo, oferece atividades mais radicais como bóia-cross e tirolesa.
Os passeios de barco partem da foz do Pojuca e seguem rio acima até as corredeiras, onde os mais arrojados poderão se aventurar com as bóias. Nessas corredeiras, pode-se também tomar banho e desfrutar de uma hidromassagem natural.

Tirolesa
Para quem gosta de altura, que tal arriscar a tirolesa? O corpo suspenso no ar e toda beleza natural ao seu inteiro dispor. Aquele “friozinho” na barriga, aquela “adrenalina” que vai sentir quando estiver praticamente deslizando, vai dar a sensação de que o limite, entre o seu corpo e a natureza, é a imensidão do universo!

Vôo Parasail
O vôo começa com a lancha em movimento, saindo de uma plataforma especial para isso, e dura cerca de 10 min. Pode-se chegar a uma altura de 60 m, desfrutando de uma linda vista panorâmica de Praia do Forte.
O retorno à lancha é feito de forma gradual, através de um sistema hidráulico.


Entre as principais atrações próximas da Praia do Forte, vale a pena conhecer as praias de Itacimirim que começam numa enseada e são belíssimas e Guarajuba, que possui uma variedade de praias que agradam tanto a adultos quanto crianças, por suas piscinas naturais e banho em águas calmas e limpas.
Imbassaí e Santo Antonio merecem ser visitados por seus cordões de dunas e a linha de coqueiral paralela ao mar e pela grande variedade de artesanato na vila de Santo Antonio, caracterizado pelos artigos de palha trançada. Já Diogo, que fica localizado á cinco quilômetros de Imbassaí, é um recanto de vários artistas e se destaca pela sua gastronomia.




A Costa do Sauípe é um local de muito interesse dos turistas, pois é um mega empreendimento composto por hotéis de luxo e pousadas temáticas. Possui uma infra-estrutura completa, com campos de golfe, quadra de tênis, squash, campo de futebol, centro eqüestre, discoteca, piscina de água mineral e salão de jogos.
Para os que estão hospedados na Praia do Forte, a dica é comprar o convite e passar o dia no resort.
Para quem está disposto á ir um pouco mais longe, Mangue Seco é uma atração imperdível, pois abriga diversos ecossistemas litorâneos tais como dunas, restinga, foz, manguezais e praias. As imensas dunas vêm cobrindo coqueiros, casas e até ruas. Foi cenário da novela da Rede Globo nos anos 80, “Tieta do Agreste”.

Entre as atividades culturais e folclóricas da Praia do Forte está á animada roda de capoeira.
Os nativos dão um verdadeiro show de artes marciais, chamando a atenção de todos que por eles passam e também, como partes das manifestações folclóricas da Bahia estão o samba-de-roda e maculelê.
Mas, ainda mais peculiar, as Caretas de Praia do Forte, agitam os meses de fevereiro a abril e mostram realmente o que é uma manifestação cultural. A lenda diz que é uma herança do período da escravidão, onde os homens, tanto adultos quanto crianças, vestem o corpo de folhagens, usam máscaras com caras de animais e sinos nos pés.
Os caretas acompanham o bloco das “Tabaroas”, as mulheres se vestem de trajes caipiras e extravagantes e abusam na maquiagem. Tudo isso para evidenciar os trajes inadequados e destoados e contribuir ainda mais, para o ar folclórico de Praia do Forte.

A História da antiga vila dos pescadores de Praia do Forte.

É possível que a formação da vila tenha começado em torno do Forte, que foi construído para proteger o porto.
Com a função de armazenar mercadorias que chegavam pelo mar e que seriam enviadas para Salvador, esse Forte não era avistado pela Casa da Torre de Garcia D´Ávila.
Muitas famílias começaram a chegar à região, com a chegada de mudas de coco, cabendo aos homens o plantio e á colheita. Muitos desses homens tornaram-se marinheiros, atravessando pessoas e mercadorias no rio Pojuca e outros, tornaram-se pescadores.
Esses, por sua vez, começaram a construir habitações primitivas próximas ao Forte, dando origem à vila.
As suas características iniciais eram completamente diferentes da realidade de hoje, embora existam algumas construções que foram modernizadas ao longo do tempo, com estrutura de tijolos e telhas cerâmicas.

Castelo Garcia D´Ávila
Uma das belezas que podem ser contempladas na Praia do Forte é o Castelo Garcia D'Ávila, considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no Brasil.
Representado hoje por suas ruínas, apresenta características medievais, sendo a única construção do gênero em toda a América. Foi abandonado em 1835 e, em meados do século XIX já se apresentava em ruínas.

A vida noturna de Praia do Forte é repleta de muita alegria, música e gente bonita circulando pelos bares, que normalmente ficam abertos até de madrugada.
O "Las Margaritas" é uma excelente opção, pois além de música ao vivo, oferece deliciosos coquetéis exóticos, entre os petiscos mexicanos.
O Beach House com o seu estilo rústico, agrada não só aos turistas brasileiros, como também aos estrangeiros. Oferece um som eclético, que vai desde Música Popular Brasileira à Rock internacional.
Já o Bambu, atrai os clientes pelo seu estilo bem brasileiro, com muitas opções de coquetéis e petiscos,no final da noite, se torna o ponto de encontro dos músicos da Praia do Forte.
Para finalizar a noite, o Bar Souza está a seu dispor. Com bandas nos finais de semana, o agito só termina às cinco horas da manhã. É um ambiente agradável, que acolhe desde os nativos, brasileiros e estrangeiros. A troca de cultura é intensa e todos se divertem com o repertório brasileiro baiano.
Para os que não gostam muito de agito, a opção é sair para um passeio noturno, principalmente nos dias de lua cheia. Praia do Forte oferece noites muito agradáveis, com uma leve brisa que parece estar acariciando a sua pele. Nos dias de lua cheia, não deixe de ir até a praia para ver a lua nascer. É magnífico!

A charmosa vila dos pescadores é um local excelente para compras, pois está repleta de lojas que vendem desde produtos típicos da Bahia, como artesanato para decoração, até roupas que agradam a todos os gostos. Lojas de maiôs e biquínis de qualidade, roupas despojadas para um ambiente mais praiano até roupas mais sofisticadas, tudo isso pode ser encontrado aqui, por um preço acessível.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, em breve irei fazer uma postegem sobre Praia do Forte e irei indicar seu blog na postagem.....

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.