Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




terça-feira, 14 de outubro de 2008

Mergulho em Salvador

Principais pontos de mergulhos em Salvador e entorno.

Barra - Em frente à famosa Praia do Porto da Barra e em toda a área próxima ao Farol estão imersos belíssimos recifes de corais. Saindo da praia pode-se praticar snorkling (mergulho livre) ou optar pelos pontos visitados pelas operadoras. Com profundidade média de 12 metros e visibilidade de 10 a 15 metros, o local é ideal para o mergulho de iniciantes e para fotos e filmagens submarinas.











Baía de Todos os Santos - Dentro da maior Baía do Brasil existem muitas formações de corais, recifes, lajes e paredões. São vários pontos com profundidade variando entre 16 e 45 metros, para mergulhadores de todos os níveis e com muita vida marinha. São encontradas muitas algas, conchas, esponjas, além de cardumes de peixes pequenos e coloridos que atraem grandes predadores como cavalas, guaricemas, guaraiúbas, barracudas, dentões e muitos outros. No quebra-mar Norte, bem em frente ao cais do porto, há um ponto interessante para a prática de mergulho noturno com grande quantidade de vida marinha, destacando-se os camarões-palhaços, grandes lagostas e, com alguma sorte, cavalos-marinhos. A profundidade média é de seis metros. Na maré enchente, em alguns pontos, a visibilidade varia entre 15 e 20 metros. Em certos locais dentro da baia deve-se mergulhar na parada da maré enchente, pois além da melhor visibilidade, evita-se a influência da forte correnteza.


Itapuã - A famosa praia, cantada por Dorival Caymmi, também reserva grandes surpresas para o mergulho. Saindo da rua "K", existem diversos pontos com profundidades de 2 a 40 metros, onde pode-se apreciar belíssimas formações de coral e uma piscina natural que criou um porto seguro para uma das mais antigas colônias de pesca da região. Local ideal para prática do snorkling (mergulho livre) na maré vazia, com grandes possibilidades de desfrutar a presença de peixes coloridos, moluscos, lagostas e uma grande diversidade de algas. Para os adeptos do mergulho autônomo destacam-se, entre outros, a Sala de Aula e as Cordilheiras, pontos destinados a todos os níveis de mergulhadores, a menos de 10 minutos de barco do porto de Itapuã É uma área rica em vida marinha e se destaca pela imponência de suas rochas, que chegam a mais de 10 metros de altura, encrostadas de corais e esponjas.

Naufrágios

Banco da Panela - Um dos maiores sítios arqueológicos do Brasil. São dezenas de destroços de Galeões do século XVII. Foi neste local que durante a invasão holandesa naufragaram cerca de 90 navios numa só noite. O local é uma área de preservação, sendo proibido pela Marinha a retirada de qualquer peça do fundo do mar. Fica localizado na entrada do Porto de Salvador, a profundidade média de 18 metros

Blackadder - Localizado a apenas 100m da praia da boa viagem, na Ribeira. Este carvoeiro norueguês, de aço e com 80 m de comprimento, está numa profundidade variando entre 8 e 12 m. Excelente para mergulhadores básicos e mergulhos noturnos.

Bretagne / Germânia - Os destroços dos dois navios encontram-se misturados no fundo, com algumas partes ainda definidas. Localizado próximo ao Farol da Barra, está a 8 metros de profundidade. Cardumes de quatinga, barbeiros, barrigudinhos e olhetes são freqüentes no local. Lagostas, caranguejos e moluscos proporcionam um belo visual, principalmente à noite. Local muito recomendado para mergulhadores iniciantes.

Cap Frio - Naufragado há 80 anos, em frente ao Farol da Barra e a 400 m da costa. É um mergulho para todos os níveis e pode oferecer boas surpresas aos mais experientes se realizado à noite, onde são encontradas muitas lagostas e cardumes. Os destroços da embarcação, que incluem caldeiras, propiciam um mergulho bem atraente. A visibilidade na maré enchente é de 10 a 12 metros

Cavo Artemidi - Com uma profundidade mínima de 9 metros e máxima de 30 metros. A embarcação, afundada em 1980, que transportava ferro para fundição, tem 160 metros de comprimento, salões e casas das máquinas, proporcionando belas filmagens e fotografias. No verão, a visibilidade da água é de 20 a 30 metros de profundidade e no Inverno de 5 a 25 metros. O local é apropriado para mergulhadores experientes ou aprendizes em estágio avançado. Este é o único navio afundado na costa brasileira que se mantém quase todo inteiro, sendo considerado o maior naufrágio do Brasil.

Galeão Sacramento - Naufragou em 05 de maio de 1668 após colidir com o Banco de Santo Antônio, encontra-se localizado a 32 metros de profundidade, e em seus destroços já foram encontradas preciosas peças de porcelana chinesa e instrumentos de época como canhões de bronze, que hoje se encontram espalhados pelos museus hidrográficos do RJ e BA.

Ho Mei III (Chinês) - Naufrágio recente, trata-se de uma embarcação pesqueira apreendida pela marinha que se encontrava pescando nos limites da nossa costa. Com 40 metros de comprimento e sem casario, está a 36 metros de profundidade, com visibilidade em torno de 15 metros. Cardumes de dentões, ariacós, quatingas, sororocas são seus moradores mais assíduos.

Paraná / Salvador – Rumo ao norte, mais precisamente na praia de Jauá, as atrações são dois naufrágios causados pelos recifes de coral da região, o vapor de roda Salvador e o Paraná, afundados no final do século XIX. O primeiro, encontra-se a uma profundidade de 19 metros, enquanto que o segundo está a 12 metros da superfície. No Salvador, pode-se observar uma grande quantidade de vida marinha entre as ferragens que sobraram da estrutura da roda, onde suas pás movimentavam o navio. No Paraná, pode-se ver claramente as suas grandes âncoras, o leme, as caldeiras, grande parte do "esqueleto" do navio e seu grande motor a vapor.

Queen - Navio inglês naufragado após um incêndio em primeiro de junho de 1800, está localizado a 13 metros de profundidade, próximo ao Porto de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.