Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




quarta-feira, 21 de maio de 2008

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Joventino Silva é um dos parques de área verde Salvador.
Está localizado na região entre os bairros do Itaigara, Santa Cruz, Pituba e Nordeste de Amaralina. Foi criado em 1973 e reformado em 2001.

História
Antigamente, o território do parque pertencia a Manoel Dias da Silva, que deixou de herança para Joventino Pereira da Silva, e fazia parte da antiga Fazenda Pituba.
Em 21 de abril de 1919, foi lançada a Planta de Arruamento da "Cidade da Luz", projetada pelo engenheiro Teodoro Sampaio, nos terrenos da fazenda.
Nos anos 70, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhão m², por causa da urbanização que acontecia no bairro da Pituba.
Então em 30 de outubro de 1973, foi criado através do Decreto Municipal nº. 4.522 o Parque da Cidade Joventino Silva, que foi inaugurado somente em 1975, pelo então prefeito Clériston Andrade, durante o governo de Antônio Carlos Magalhães.
Depois de várias intervenções feitas pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com a Petrobrás, o Parque da Cidade foi completamente reurbanizado e entregue à população em 12 de outubro de 2001, pelo prefeito Antônio Imbassahy, com as presenças do senador Antônio Carlos Magalhães e do governador César Borges.



Conta com cerca de 720 mil m² de área verde. É um local de preservação da mata atlântica, vegetação original da costa brasileira, e também o único local da cidade em que há a transição da mata atlântica para as dunas, e, por isso, podem ser encontradas diversas espécies ornamentais e frutíferas.
Sua topografia é acidentada e o solo é argiloso, além de haver pântanos.
Possui uma fauna rica, abrangendo mamíferos (destaque para os sagüis e sarigüês), aves, répteis (destaque para os lagartos) e anfíbios, e uma flora também, como a ipê roxo, pau-paraíba, oiti, sucupira, coqueiros, dendezeiros, jaqueiras, mangueiras, sapotizeiros, bromélias e orquídeas.
No parque há a presença da Polícia Florestal para fazer a segurança efetiva da vegetação.

Outros atrativos
Além da área verde, há também quadras poliesportivas, parquinhos para crianças, equipamentos de lazer e ginástica, pista de Cooper com 3.500 metros de extensão, ciclovia, praça para idosos, área para piquenique, lanchonetes, um posto médico, áreas de concentração e encontros para estudantes, turistas e grupos da terceira idade, um amplo estacionamento com capacidade para abrigar 270 automóveis e um anfiteatro com capacidade para 600 pessoas fazendo parte de sua infra-estrutura.
O parque passou a se destacar no cenário musical, através do Projeto Música no Parque, em que se oferece shows gratuitos de músicos populares em seu anfiteatro, onde também há realizações de outras manifestações artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.