Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




terça-feira, 20 de maio de 2008

Origem nomes Avenidas

Av Antônio Carlos Magalhães (A.C.M.)Com suas pistas de 10,50m de largura e 6.400m de extensão, a Avenida Antônio Carlos Magalhães se destaca no conjunto das importantes vias de tráfego da cidade e, não possui nenhum batismo de origem popular.
Coincide com o nome usado como endereço certo pela população, numa homenagem da Bahia àquele que tem sido o seu representante político ao longo das últimas décadas.

Avenida Mário Leal Ferreira (BONOCÔ)A origem desse batismo é explicada pelo professor Waldeloir Rêgo, em texto publicado no livro Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia.
Segundo ele, havia uma baixada (Baixa do Bonocô) que era uma pequena área de cultos afro, onde surgiu o nome que serve como batismo a todo esse vale (Vale do Bonocô).

Avenida Lafayete Coutinho (Avenida do Contorno)Desde que foi aberta ao tráfego (1962) tem sido a principal via de ligação entre as Cidades Alta e Baixa, constituindo-se numa das importantes obras do sistema viário de Salvador.
O seu batismo tem origem no traçado original das suas pistas, que sofreu diversas modificações ao deixar as pranchetas e passar à fase de execução.

Avenida Dendezeiros do Bonfim
Recebeu esse batismo pela existência de muitas palmeiras dessa espécie [dendezeiros], plantadas em toda a extensão, conforme justificava J. F. da Silva Lima, em trabalho datado de 1912 e produzido para a Companhia das Obras do Porto.

Avenida Dorival CaymmiÉ batismo recente, mas a história daquele que é o maior cantor dos encantos da Bahia justifica a sua presença.
A pista dupla, dividida por um canteiro central, tem 3,8 km de extensão. Foi entregue ao tráfego em janeiro de 1985.

Avenida Joanna AngélicaRecebe esse batismo devido a abadessa sóror Joana Angélica, que foi morta no Convento da Lapa, por soldados portugueses, quando estes encontravam-se em confronto com as tropas brasileiras das quais saíram vitoriosos, no dia 19 de fevereiro de 1823.

Avenida Jorge AmadoFoi inaugurada em 03 de janeiro de 1986, portanto, de batismo também recente em homenagem ao grande escritor baiano Jorge Amado.

Avenida Luiz Vianna (PARALELA)Tem este nome pela circunstância de o seu traçado correr em paralelo à Avenida Oceânica (oficialmente Otávio Mangabeira).
Construída em 1971, possui 16 Km de extensão. Suas pistas, duplas e separadas por um canteiro central, atravessam uma região outrora apontada como um santuário ecológico, pois a área era ocupada por fazendas, rica vegetação, rios e lagoas, que abrigavam diversas espécies de animais.

Avenida Sete de Setembro
É a principal - e mais extensa - via localizada na área central e uma das mais antiga de Salvador.
Começa na Ladeira de São Bento e termina no largo do Farol da Barra.
No caminho, ela vai se fracionando por força dos vários outros batismos que recebe, oriundos da presença, ao longo do seu percurso, de diversos edifícios e sítios históricos.
O batismo principal e que engloba todos os demais dispensa maiores explicações por ser a data da Independência do Brasil.

Avenida SuburbanaÉ batismo de origem popular, pois esta via foi aberta ao longo da linha de subúrbios de Salvador, anteriormente servida pelos trens da Rede Ferroviária Federal Leste Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.