Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




terça-feira, 20 de maio de 2008

Origem dos nomes dos Becos


Beco da Agonia - NazaréAssim chamado por causa do desaparecido oratório que se localizava em uma das esquinas, sob a invocação de Senhor Bom Jesus da Agonia.

Beco da Água do Gasto
Recebe esse nome devido a separação que os ocupantes pioneiros da cidade primitiva faziam da água boa para o consumo humano e a água chamada por eles de água para o gasto, mas que não servia para beber.

Beco dos Barbeiros
Possui esse batismo que retrata a organização tipicamente medieval trazida para a colônia pelos portugueses.
Naquele tempo, homens que exerciam uma mesma profissão, de um modo geral, moravam na mesma rua, divertiam-se com as mesmas coisas, tinham sua festa religiosa em homenagem ao padroeiro da categoria e raramente aprendiam outra profissão que não aquela herdada dos pais, que, por sua vez, a herdaram de seus pais.
Exemplos, dessa organização medieval reunia numa mesma área de moradia mestres, oficiais e aprendizes de uma atividade profissional única.
Provavelmente, esse beco reunia os barbeiros, daí o seu nome.

Becos dos Calafastes
Também deve receber esse nome devido a existência, no passado de calafates (profissionais que se ocupam do ofício de calafetar os buracos que existiam nos cascos de pequenos barcos, saveiros e, também, navios, que àquele tempo ainda eram feitos de madeira), que, provavelmente, residiam nesse local.

Beco de Maria Paz - Centro
Foi aberto no século XVII, ligando a Rua de São Bento a uma outra via que era na época a Rua de Baixo de São Bento (atual Carlos Gomes).
Aparece registrado, como Beco de Maria Paes.

Beco do Mingau
É impossível de ser fixada no tempo a origem desse batismo de fácil hipótese para ser explicado: no local houve, em algum período da vida da cidade, algum ponto de venda de mingau, (iguaria de consistência pastosa, feita geralmente de leite açucarado e engrossado de farinhas de trigo, de mandioca, fubá de milho, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.