Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lagoa do Abaeté

Cantada em verso e prosa pelos poetas da música baiana, a Lagoa do Abaeté é um dos principais cartões postais da cidade de Salvador.
Suas águas escuras, rodeadas por um vasto areal branco, criam um contraste encantador, aguçado pelo azul do céu de nuvens brancas e os raios de sol. Uma aquarela da natureza.
A profundidade é de até cinco metros e sua coloração escura se deve à grande quantidade de minerais e micro-organismos presentes em toda a sua extensão.
As dunas, formadas de areias trazidas pelo vento das praias de Itapuã e adjacências, foram cuidadosamente emolduradas pela cobertura vegetal ao longo dos anos.


A flora, exuberante, guarda raros exemplares de orquídeas em meio a frutíferas goiabeiras e cajueiros.
Sinta-se à vontade para degustar estas maravilhas tropicais, verdadeiros presentes da natureza.
A Lagoa do Abaeté é resultado do represamento de antigos rios que corriam na região somado ao acúmulo de águas da chuva.
Suas correntes de água não se misturam, propiciando variadas temperaturas em toda a sua extensão.
O visitante agradece o mergulho refrescante enquanto relaxa, curtindo o tempero da Bahia.
Os mais de 18 mil m² de área preservada transformam o Parque da Lagoa do Abaeté em um dos maiores centros de lazer ecológico de todo o Nordeste.
A Lagoa do Abaeté é um dos ícones mais sagrados de Itapuã, havendo diversas lendas a seu respeito.



Por muito tempo, a lagoa foi uma das principais fontes de renda das pessoas do bairro, que a usavam para pescar e lavar roupas, além de ser um lugar onde até hoje acontecem diversas manifestações artísticas e religiosas. A lagoa tem águas escuras em forma de um funil.
Segundo moradores, possui diferentes níveis de temperatura que não se misturam: em cima, a água tem temperatura natural; no meio, a água é quente e, no fundo, é gelada. Seu fundo, formado por sedimentos e areia, costuma ser descrito como “pegajoso”. Antes, a Lagoa era rodeada por frondosos cajueiros e outros tipos de árvores que foram desmatadas com o tempo. Devido às construções que começaram a se erigidas em seu entorno e à mudança do seu ecossistema, a Lagoa tem diminuído de tamanho progressivamente.



Além da Lagoa do Abaeté, outras famosas na área são: a Lagoa Dois-Dois, uma lagoa temporária que apresenta água transparente, a Olhos D’Água e a Cacimba, que viraram posteriormente nomes de rua, e a Barragem, que era a antiga fonte de água potável para a região. Outras lagoas são: Urubu, Abaeté - Catu, do Toco, das Trincheiras, dos Pombos, das Casas, do Core, da fonte da Praia, dos Milagres e do Canal.

Parque Metropolitano do Abaeté.
Em meio às dunas de areia branca, quase sempre coberta por vegetação rasteira e verdejante forma-se a lagoa escura, cujas águas se estendem por vasto trecho da região. O local é apropriado para passeios, serenatas e preceitos de candomblé.
Dentre os atrativos destacam-se as dunas, os morros, as planuras cobertas de vegetação ou de areia, as rampas da lagoa, e a vista para o mar a partir das elevações do terreno.
A lagoa escura cantada por Caymmi e Caetano ganhou 400 hectares urbanizados com restaurantes, quiosques com água de coco, acarajé e doces típicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.