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segunda-feira, 12 de maio de 2008

Hidroporto dos Tainheiros

O primeiro aeroporto de Salvador estava localizado na Ribeira, na Avenida Porto dos Tainheiros, em área dos pescadores de tainhas, que tiveram que abandonar o espaço.
O local era utilizado antes como um píer de madeira e em 1922 serviu de parada para a primeira viagem sobre o Atlântico Sul, pelo Almirante Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
Foi construído o Hidroporto entre 1937 e 1939, impulsionado pela descoberta de um poço de petróleo no bairro do Lobato.Os aviões, chamados de hidroaviões, de modelo Catalina, decolavam do mar e como era na água, ao invés de aterrissar eles amerissavam.
Era conhecido como Aeroporto dos Tainheiros. Tinha instalações luxuosas, com sala de espera, sala de bagagem, espaço para agências e companhias aéreas e um restaurante-bar. Os hidroaviões amerissavam em uma ponte em forma de Y. À noite formavam uma fileira de canoas com tochas para iluminar o lugar onde pousariam os hidroaviões.
Quando os aviões se aproximavam era tocada uma sirene para alertar aos banhistas e condutores de barcos para que se afastassem do local de pouso, a fim de evitar acidentes. Autoridades e personalidades da época chegaram a Salvador através do Hidroporto dos Tainheiros como o ex-presidente Getúlio Vargas e sua esposa, Darci Vargas, os artistas brasileiros Raul Roulien, Silvio Caldas, Orlando Silva e artistas internacionais como Errol Flynn, Lew Ayres, John Bolles, entre outros.
Com a Construção do atual Aeroporto de Salvador, por volta de 1943, o Hidroporto dos Tainheiros foi desativado e por algum tempo serviu de sede da Associação dos Radio Amadores – LABRE.
Depois, abrigou o Cube dos Sargentos da Marinha e posteriormente no lugar funcionou uma boate.
Na década de oitenta, o antigo Hidroporto foi motivo de uma batalha entre moradores de Itapagipe e uma empresa náutica, interessada em transformar o espaço em marina.
Os moradores, através do AMAI – Associação de Moradores e Amigos de Itapagipe – reclamaram a transformação do Hidroporto em espaço cultural para a comunidade e alegaram que a marina afetaria a raia das competições de remo, tradicional esporte da península. Atualmente o antigo Hidroporto dos Tainheiros abriga uma marina, mas a raia de remo foi mantida.



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