Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Festas populares

No período colonial brasileiro, festas cívicas e religiosas não se diferenciavam muito, há um entrelaçamento entre elas, afinal todo festejo cívico deveria ter pelo menos a celebração de uma missa.
Além das inúmeras festas ligadas ao culto dos santos, existiam também o entrudo e as procissões reais ou da Câmara.
No século XVI, havia o padroado – política desenvolvida pelos reis católicos, segundo a qual a igreja romana delegava aos reis a tarefa de organizar a vida religiosa nos domínios coloniais.
Eles podiam escolher e nomear arcebispos e bispos, fundar paróquias e realizar missões. Dentro dessa política, desde a fundação de Salvador, a Câmara, a exemplo do que acontecia em Lisboa, tinha a obrigação de custear, organizar e realizar as procissões reais.

O ano já começa com a procissão marítima do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes, na qual centenas de embarcações de todos os tipos singram a Baía de Todos os Santos levando a imagem do Bom Jesus da igreja da Conceição da Praia para a capela da Boa Viagem, num belíssimo cortejo de fé.
Depois, vem uma seqüência de festejos, entre os quais se destaca a Lavagem do Bonfim, uma quilométrica procissão, com todos vestidos de branco, entre a igreja da Conceição e a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Fazendo jus à máxima de que "quem tem fé vai a pé", a cada ano cerca de 800 mil pessoas garantem a grandiosidade desse evento religioso.
Ao chegarem, baianas vestidas tipicamente despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, num ritual de fé e esperança.
É, também, destaque, por atrair milhares de fiéis de outras regiões do País, a Festa de Iemanjá, dia 2 de fevereiro, quando os adeptos do candomblé homenageiam a Rainha do Mar, simbolizada numa sereia.
A festa acontece no bairro do Rio Vermelho, uma poderosa manifestação de fé na força da Mãe d'Água, que tem seu desdobramento profano nas barracas padronizadas, onde a crença se transforma em samba. Vale a pena deixar ali uma oferenda para Iemanjá, acompanhada de um pedido.

Calendário das Festas Populares de Salvador

01/01- FESTA DO SENHOR BOM JESUS DOS NAVEGANTES E BOA VIAGEM - Após o reveillon, na manhã do dia primeiro de Janeiro a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é conduzida na galeota "Gratidão do Povo", pelas águas da Baía de Todos os Santos.
Dezenas de barcos acompanham a procissão marítima que dá boas-vindas ao Ano Novo, há também os festejos populares da Boa Viagem.

03 a 06/01 - FESTA DE REIS OU DA LAPINHA - Na noite do dia 5 para o dia 6, diversos Ternos de Reis se apresentam no Largo da Lapinha lembrando no canto e na dança, a visitação do Reis Magos ao Menino Jesus.

Janeiro - FESTA DO BONFIM - A lavagem do Bonfim é a maior festa de largo da Bahia, e o ponto alto das comemorações da festa do Senhor do Bonfim.
Neste dia, milhares de pessoas vestindo branco seguem em animado cortejo da Basílica da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, num percurso de oito quilômetros.
Mães e filhas de santo com seus jarros de flores e água de cheiro seguem em direção à Colina para lavar o adro da Igreja do Bonfim.
Autoridades, fiéis, pagadores de promessa e foliões acompanham o cortejo a pé, em carroças e caminhões.Novena, missa solene e festa popular complementam as comemorações.

Janeiro - REGATA DE SAVEIROS JOÃO DAS BOTAS
Esta regata, criada em 1969, tem o seu colorido próprio por ser disputada por embarcações tradicionais da Baía de todos os Santos, que são os saveiros e as canoas a vela.

Janeiro - TRAVESSIA MAR GRANDE / SALVADOREste evento acontece de há muitos, nadadores do mundo inteiro competem nadando da Cidade de Mar Grande na Ilha de Itaparica para o Porto da Barra em Salvador.

Janeiro - FESTA DE SÃO LÁZAROSão Lázaro, sincretizado como Omolú é homenageado na sua igreja enquanto que nos arredores os fiéis tomam banho de pipoca, comida do santo conforme o candomblé.
A festa popular dura quatros dias.

Janeiro ou Fevereiro

LAVAGEM DO IMBUÍ
Nesta época pré-carnavalesca os moradores do Bairro do Imbuí aproveitam para fazer um pré-carnaval.

FESTA DA PITUBA
Nesta época pré-carnavalesca os moradores da Pituba, bairro nobre de Salvador aproveitam para junto com baianas tipicamente vestidas fazerem a lavagem das escadarias da Igrejinha da Pituba.

02/02 - Festa de Iemanjá - Dois de fevereiro dia de festa no mar! Na praia do Rio Vermelho milhares de pessoas se aglomeram para deixar suas oferendas na Casa do Peso.
Perfumes, sabonetes, espelhos, flores e jóias são depositados em centenas de balaios elevados para alto-mar no final da tarde, em procissão marítima acompanhada por dezenas de embarcações. Cumprida a obrigação, a festa de largo se prolonga por alguns dias no bairro do Rio Vermelho.

13/06 - SANTO ANTÔNIO - No mês de Junho que se comemora a festa de Santo Antônio ''Santo Casamenteiro'', a esta festa antecedem rezas e orações.

24/06 - SÃO JOÃO - Para a maioria das pessoas do interior baiano, São João é a melhor festa de todas sendo comemorado com mesa farta, fogos de artifício, quadrilhas e muito forró.
Em Salvador com a proibição da famosa solta de balões que pontilhavam os céus dos baianos, criaram o Arraiá da Capitá e para lá todas as noites vão milhares de pessoas cantar e dançar ao som de forrozeiros e como não podia deixar de ser também ao som das Bandas de Axé.

29/06 - SÃO PEDRO - São Pedro, protetor das viúvas e dos pescadores, encerra o ciclo das festas juninas. No bairro de Itapuã, em Salvador, os pescadores fazem procissão marítima.

02/07 - INDEPENDÊNCIA DA BAHIA - Nesta data se comemora a verdadeira Independência do Brasil de fato e de direito.
Foi nesta data que as tropas baianas finalmente conseguiram a rendição das tropas portuguesas que ainda relutavam em aceitar a independência do Brasil.

16/08 - SÃO LÁZARO E SÃO ROQUE - Nesta data ocorrem os festejos de São Lázaro quando as pessoas vão até a igreja do santos banhar-se de pipocas para espantar os maus espíritos.

27/09 -SÃO COSME E SÃO DAMIÃO- Setembro é o mês dos carurus em homenagem a São Cosme e São Damião, dia 27 é o dia destes gêmeos muito venerados na Bahia.

Novembro - CAMINHADA AXÉ - Caminhada festiva que abre o verão, apresentando um resumo das manifestações culturais da Bahia.

04/12 - SANTA BÁRBARA - Esta é a festa da santa guerreira, rainha dos raios e dos trovões. Também é a padroeira dos mercados e patrona do Corpo de Bombeiros.
No Mercado de Santa Bárbara, que fica na Baixa dos Sapateiros os barraqueiros oferecem a todos um grande caruru que é preparado, em média, com cinco mil quiabos.

29/11 a 08/12 - FESTA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA - O dia 8 de dezembro é dedicado à padroeira de Salvador, sendo feriado municipal.
A festa religiosa acontece na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa e é acompanha por uma festa de largo.

13/12 - FESTA DE SANTA LUZIA - Realizada na Igreja de Santa Luzia no bairro do Pilar onde acontece uma festa de largo também freqüentada por portuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.