Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estátua de Thomé de Souza

Autor: Paschoal de Chirico
Época: Séc.XX
Origem: Bahia - Brasil
Localização: Praça Municipal - Escadaria do Palácio Rio Branco.



Dados Técnicos:Material: Gesso.
Técnica: Moldagem em gesso
Dimensões: Estátua/ Pedestal: Altura=2, 77m/Altura= 0,22m
Comprimento=1, 20m Comprimento=1,20m

Descrição Sumária:
Obra em tamanho natural, esculpida em bronze pelo artista Paschoal de Chirico, inaugurada em 29 de março de 1999, com a própria praça, no aniversario de 450 anos da chegada desse personagem histórico ao Porto da Barra o monumento possui quatro placas em homenagem a Thomé de Souza, D. João III, Luis Dias.
A última traz o desenho da planta original de Salvador.
A estátua possui uma réplica em bronze, atualmente situada na Praça Municipal.

Referência HistóricaHomenageado: Thomé de Souza
1º Governador Geral do Brasil e fundador da cidade de Salvador, Thomé de Sousa, originário da antiga nobreza lusitana, era filho do último Prior de Rates, João de Sousa e primo de Martin Afonso de Sousa.
Em 1528 foi incubido de combater os mouros na costa africana, em 1535 participou das lutas na Índia, regressando para Portugal em 1544.
No ano seguinte foi comandante da nau Conceição, integrou a expedição de Fernando de Andrade.
Em Sete de Janeiro de 1549 foi nomeado a Governador Geral do Brasil.
Após uma viagem de 56 dias chegou à Bahia de Todos os Santos, no porto de Vila Velha, povoação fundada pelo Donatário Francisco Pereira Coutinho, tendo a tripulação sido recebida festivamente pelos tupinambás e por Caramuru e sua gente, em cuja morada rústica hospedou-se Thomé de Sousa.
Thomé de Sousa cuidou logo de organizar o seu governo, instituindo funções para sua mais eficiente administração. Trouxera, em sua companhia para ocupar o cargo de Ouvidor-Geral, Antonio Cardoso de Barros, para provedor da Fazenda Real, Luiz Dias, mestre das obras d’El Rei, Antonio de Reis, escrivão da província, Pedro Ferreira, tesoureiro das rendas, Dr. Jorge Valadares, médico nomeado por 3 anos, e Diogo de Castro, farmacêutico.

Deixou o governo em 8 de maio de 1553, passando-o para o seu substituto Duarte da Costa. Recebido com honrias por D. João III, em Portugal, integrou os Conselhos da Coroa e serviu à nação com tirocínio e capacidade como Vedor de Fazendas.
Faleceu em 28 de janeiro de 1579.

Fonte:
Pondé, Consuelo. Revista Neon, março de 1999, ano 1, nº. 5.

Estátua Thomé de Souza
Autor: Vauluizo Bezerra Rodrigues.
Época: 29/03/1999 (Originalmente)08/07/2005 (Atualmente).
Origem: Salvador - Bahia
Localização:Praça Thomé de Souza (Atualmente).
Em frente ao Elevador Lacerda (Atualmente).

Dados Técnicos:
Material: Bronze, concreto e granito
Técnica: Fundição e revestimento em placas de granito polido cinza andorinha

Descrição Sumária:
A estátua de Thomé de Souza é uma cópia baseada na escultura feita por Pasquale de Chirico que se encontra na escadaria principal do Palácio Rio Branco.
Monumento composto de estátua em bronze, assentada sobre pedestal quadrangular em tronco de pirâmide de concreto armado com revestimento em granito cinza andorinha polido, acabamento em bico de andorinha.
Possui 4 placas de bronze de 0,50m x 0,70m, com as seguintes inscrições:

1. “Monumento a Thomé de Souza - Fundador da Cidade - Fidalgo Português, Natural de São Pedro de Rates, foi Nomeado por EI-Rey D. João III, Primeiro “Governador e Capitão-Geral do Estado do Brasil”. Desembarcou no Porto da Barra em 29 de Março de 1549, Fundou a Cidade do Salvador, exercendo suas Funções até o ano de 1553. Inaugurado nas Comemorações dos 450 Anos da Cidade do Salvador, Salvador, 29 de Março de 1999”.

2. "Planta da Cidade do Salvador" (traçado primitivo da cidade).

3. "Homenagem da Cidade do Salvador a Luís Dias - Mestre das Obras - Nomeado por EI-Rei D.João III, foi Responsável pela Execução do Traçado da Cidade do Salvador e Construção de seus Primeiros Edifícios, na Gestão do Governador e Capitão-Geral Thomé de Souza. Salvador, 29 de Março de 1999”.

4. "Homenagem da Cidade do Salvador a D. João III - Rei de Portugal - Nomeou Thomé de Souza “Governador e Capitão-Geral do Estado do Brasil” e o Ordenou “Fazer uma Fortaleza e Povoação Grande e Forte” nas Terras da Baía de Todos os Santos, Denominando-a, em Seguida, Cidade do Salvador. Salvador, 29 de Março de 1999.
Este monumento foi realocado da Praça da Sé para a Praça Thomé de Souza em 08 de Julho de 2005, pelo então prefeito João Henrique de Barradas Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.