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segunda-feira, 12 de maio de 2008

Relógio São Pedro

Relógio São Pedro

Espécie: Escultura
Autor: Monumento-
 Pasquale De Chirico
Confecção do Relógio- Henri Le Paute
Época: Século XX (Inaugurado em 15 de novembro de 1916)
Origem: Paris – França (Relógio)
Localização: Av. 7 de Setembro – Centro - Praça do Relógio de São Pedro.

Dados Técnicos:
Material: Ferro Fundido e Granito
Técnica: Fundição e Pedra Lavrada
Dimensões: Altura = 6,50m




Descrição Sumária:Monumento em forma de poste de iluminação.
Na parte superior possui quatro relógios, supostamente apoiados por quatro
 figuras de Atlantes.
As esculturas e o corpo do poste são em ferro fundido.
Encimando o conjunto de relógios, encontra-se lampião adornado, também em ferro fundido, com função primitiva de iluminação.
O poste está assentado sobre a base redonda de granito em tom rosado.
Em 1999, após danificado por acidente foi recolocado,restaurado e executado gradil de proteção e a jardinamento.

Referência Histórica
Autor da obra: Pasquale de Chirico (1873-1943)
O escultor, desenhista, pintor e professor, Pasquale de Chirico nasceu em 17 de abril de 1873, em Venosa (Itália).
Estudou no Rial Intituto de Belli Arti em Nápoles.
Teve como mestre o escultor Achiles D’Orsi.
Chegou ao Brasil em 1893, ficou durante 10 anos em São Paulo, e por volta de 1903, mudou-se para
 Salvador com sua esposa e duas filhas.
A convite do engenheiro Theodoro Sampaio para um trabalho na antiga Escola de Medicina da Bahia que havia sofrido um incêndio e estava sendo reconstruída foi incumbido de realizar as imagens que deveriam ornamentar o anfiteatro da Escola.
Terminado o trabalho da Escola de Medicina, residiu em Salvador, a partir daí, começou a participar e ganhar licitações públicas.
No início do século XX, havia um sentimento de homenagear personalidades e vultos que marcaram a História, e justamente nesse momento o artista apresentava seus projetos, os quais eram aprovados.
Os grandes trabalhos foram feitos na Itália, devido a ausência de recursos para a sua execução. Grande parte dos monumentos foram esculpidos e
 fundidos na Itália.
No período que Pasquale de Chirico teve o seu projeto aprovado para construção da
 Estátua do Visconde de Cayrú.
O Diário de Notícias, de 17 de junho de 1924, trouxe a seguinte notícia sobre o artista:
“A comissão incumbida do monumento ao Visconde de Cayrú, diante dos nove projetos apresentados, adotou o de autoria do artista Pasquale de Chirico.
Estive mos com o escultor das estátuas de Rio Branco e Castro Alves, que nos disse:
-
 Estou, agora estudando as proporções exatas do monumento, levando em consideração a área da antiga Praça da Alfândega. As dimensões atuais do monumento são estas: 6 metros de altura por 6 de largura. Será alterado conforme o estudo acima. O monumento será todo de granizo de bronze. Domina-o a figura de Cayrú, ladeada por dois grupos, representando as consequências inevitáveis do benemérito decreto de abertura dos portos do Brasil às nações amigas: o comércio, as indústrias, a arte, a civilização, em suma. Na frente do monumento, pisando na quilha de um navio de pedra, uma mulher simbolizará a liberdade.
-
 E quando iniciará as obras?
-
 Depende da comissão. O máximo do custo do monumento, de acordo com a concorrência, é de 150 contos. Ainda no corrente ano, penso iniciar as obras, que são de grande importância. Cayrú será o maior monumento que terei, até agora realizado na Bahia. No espaço de dois anos, estará ele colocado no local que lhe destinou do Estado.
-
 O material será baiano?
-
 Infelizmente, não.
E não, por circunstâncias de ordem de ordem material. Aqui falta-me tudo. Envelheci com a construção da estátua de Castro Alves, meu caro.
Penso realizar a obra, agora escolhida na Itália, onde a terei pronta a preço mais conveniente e com capacidade para obter uma realização verdadeiramente artística
Na Escola de Belas Artes da Bahia foi
 professor na cadeira de Escultura, de 1918 a 1942, na cadeira de Escultura.
O seu atelier funcionava na antiga Rua do Tijolo, nos fundos de um prédio que atualmente é repartição da Prefeitura.

Principais obras executadas:
Monumentos a Rio Branco, Visconde de Cayrú, Castro Alves, Conde dos Arcos, Labatut, Padre Nóbrega, Misael Tavares e muitos outros de menores proporção, além de mausoléus, baixo-relevos e busto, destacando-se o magnífico Remorso em dois exemplares, pertencentes, à Escola de Belas Artes e ao Museu do Estado.
Faleceu na cidade do Salvador no dia 31 de março de 1943.

Fontes:
Sarmelli, Bartolo. O artista esquecido: Pasquale de Chirico. Salvador, 28 de março de 2006.
Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Homenagem ao centenário de nascimento do artista Pasquale de Chirico. Salvador: Bahia, 12 a 30 de novembro de 1974.
Revista Geográfica e Histórica da Bahia, nº. 59, 1933.



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