Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 12 de maio de 2008

Bonfim

Situado numa das regiões mais privilegiadas da cidade, de onde se pode contemplar toda a beleza da Baía de Todos os Santos, o bairro do Bonfim é sinônimo de devoção.
Abençoado pela mais querida igreja da Bahia, a Basílica do Senhor do Bomfim, inaugurada em 24 de junho de 1754, o Bonfim revela do alto da Colina Sagrada um contraste entre duas cidades distintas: a do seu entorno, constituída de casas datadas do pós-guerra e a da Salvador moderna de “além mar” com seus espigões na Vitória e na Barra.
Habitado por um povo apaixonado e orgulhoso, o bairro é o ponto culminante da mais rica celebração religiosa do país, a Lavagem do Bonfim, onde católicos e adeptos do candomblé comungam uma mesma fé.
Localizado na Península Itapagipana, entre os bairros da Boa Viagem, Massaranduba e Roma, o Bonfim é um paraíso de tranqüilidade e beleza e, como diz o dito popular, “Quem foi à Bahia e não foi ao Bonfim, não foi à Bahia”.

CAMINHOS DOS BONDES

A primeira linha de bonde da cidade foi criada na Cidade Baixa, ligando Coqueiros de Água de Meninos à baixa do Bonfim, em 1866.
Era uma linha de bonde puxado a burro, da Concessionária do empresário austríaco Rafael Ariani.
Em 1869 passou para o controle da linha férrea dos veículos Econômicos e a linha foi estendida à Penha.
Nos anos de 1930 havia quatro linhas de bonde na Península de Itapagipe.
A de número doze conduzia até a Estação de Trem da Calçada, no bairro de mesmo nome.
A linha dezoito era a Luiz Tarquínio. Passava pela orla da praia da Boa Viagem onde hoje é a Avenida Luiz Tarquínio até a Ribeira. Foi criada com o desenvolvimento urbano que a Companhia Empório Industrial do Norte, fábrica de Luiz Tarquínio, levou para a região.
Onde hoje é a Avenida Dendezeiros havia a linha de número dezoito. Tinha como destino o Bonfim, para levar os romeiros da igreja.
Por fim, na Avenida Caminho de Areia, a linha de número vinte conduzia até a Ribeira. Sua curiosidade era ter os trilhos passando sobre a areia, pois o caminho foi aberto no areal, o que originou o nome da avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.