Serviços

Organizamos o roteiro desejado, providenciando:
Traslado até o local (ida e volta).
Informações sobre o local.
Levantamento de preços e horários disponíveis.
Tours fotográficos por ruas, prédios históricos, praias, cidades próximas, feiras e áreas de interesses.
Passeios individuais ou com grupos.
Envie-nos um e-mail e verifique a disponibilidade. waltsonraylan@globo.com




segunda-feira, 2 de junho de 2008

Cidade Cultural

Considerada a capital cultural do país, por sua efervescência e difusão de diferentes expressões artísticas. Salvador é famosa por sua história e pelo legado cultural e religioso que a miscigenação dos povos indígena, africano e português gerou.
No entanto, suas manifestações culturais vão muito além da música e do ritmo contagiantes, consagrados por diversos artistas, cujo reconhecimento ultrapassa as fronteiras do país, do mais famoso carnaval do mundo, das festas e danças populares e religiosas.
A cidade é o ano todo, palco de inúmeros eventos artístico-culturais: shows, exposições, peças teatrais e espetáculos de dança, dos mais variados estilos, indicam a efervescência da cultura local e estimulam o lazer e o turismo.
Salvador possui vários teatros, destacando-se entre os principais o Teatro Castro Alves (de grande porte), o Teatro Gregório de Matos e o Teatro Vila Velha.
Oferece também inúmeras salas de espetáculo, dois grandes cinemas compostos de 10 salas cada, vários cinemas menores e pequenas salas de cinema.
A cidade também oferece inúmeros museus, como o Museu de Arte Sacra - que reúne a maior coleção de arte religiosa do país, entre esculturas, pinturas, prataria, azulejos, talhas e ourivesaria - o de Arte Moderna e o Museu Carlos Costa Pinto, além dos museus pertencentes a igrejas e mosteiros, com raro acervo de peças sacras.
Na literatura, o maior destaque fica para Jorge Amado, escritor que ganhou fama internacional (registros oficiais apontam que suas obras já foram traduzidas para 48 idiomas).
Para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a obra de Jorge Amado, vale a pena uma visita à fundação "Casa Jorge Amado", localizada no centro do Pelourinho.
Com relação ao ensino superior, existem várias opções de instituições. Entre as principais universidades da capital estão a UFBA (Universidade Federal da Bahia), a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), a UCSAL (Universidade Católica do Salvador) e a UNIFACS (Universidade Salvador). Todas oferecem cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento e possuem uma excelente infra-estrutura de bibliotecas, laboratórios e equipamentos de informática, além de programas de pesquisa, iniciação científica e bolsas para estudantes.
Quanto ao ensino médio, existem na cidade 15 colégios de grande porte.
Salvador também é considerada a capital religiosa do país: existem na cidade centenas de igrejas católicas (algumas com mais de dois séculos de história) e inúmeros templos de outras religiões.
As igrejas são construções belas, imponentes e ricas - a famosa Igreja de São Francisco, por exemplo, é talhada em ouro e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia tem mármore português em sua fachada.
Também são famosas a Capela da Irmandade Terceira de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída por uma irmandade unicamente formada por africanos e seus descendentes, e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
Os interessados em visitar outros monumentos da arquitetura religiosa de Salvador devem visitar o Convento e a Terceira Irmandade do Carmo, o Convento e Igreja do São Francisco, a Ordem Terceira do São Francisco, a Catedral Basílica, o prédio do primeiro Colégio Jesuíta, a Igreja e Santa Casa de Misericórdia, a Igreja e Mosteiro de São Bento, o Oratório da Cruz do Pascoal, a Igreja e o Convento de Santa Teresa e o conjunto da Igreja de Santo Antônio da Barra.



Na arquitetura ainda se destacam os fortes que rodeiam a cidade e que são marcos históricos de séculos passados.
O Forte de Nossa Senhora do Montserrat, por exemplo, é considerado, por sua forma harmoniosa, a mais preciosa jóia da arquitetura militar brasileira. Concluído em 1742, com uma bateria de nove canhões, sua história fala de momentos de heroísmo na resistência aos holandeses em 1624 e 1638. Dele se tem a mais privilegiada vista da entrada da Baía de Todos os Santos.
No Centro Histórico também são imperdíveis visitas à Casa dos Sete Candeeiros (onde morou o poeta Castro Alves), ao Solar do Ferrão, ao Palácio Rio Branco, ao Paço Arquiepiscopal e ao Palácio da Aclamação.
O Palácio Rio Branco, embora não seja tombado pelo patrimônio histórico, é um dos imóveis mais importantes da cidade. Construído na Praça Municipal, a primeira de Salvador, ali residiram os governadores gerais, vice-reis e os presidentes da Província.
A arquitetura colonial da cidade, especialmente o Centro Histórico de Salvador, onde se localiza o Pelourinho apresenta mais de mil sobrados, palacetes, igrejas e conventos.
O Pelourinho foi considerado Patrimônio Histórico Nacional e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e apresenta uma atividade cultural intensa, de dia e à noite, por entre suas ladeiras cheias de bares, restaurantes, espaços culturais, bibliotecas, pousadas, ateliês, galerias de arte e centros de artesanato.

Interessados em artesanato podem facilmente encontrar uma grande diversidade no Centro Histórico e, especialmente, no Mercado Modelo.
Peças muito belas revelam a criatividade e a diversidade da cultura afro-brasileira.
Encontram-se objetos confeccionados com diversos materiais - madeira, couro, renda, tecelagem, prata, metais, trançados, tapeçaria, bordado e lapidação - e oriundos de todas as regiões do Estado.
Não se pode deixar de citar também a culinária como forte expressão da cultura baiana. Herança da mistura de ingredientes indígenas, portugueses e africanos, os pratos da Bahia são picantes, coloridos e aromáticos.
Diversos quitutes são encontrados nos tabuleiros das baianas da cidade, tipicamente trajadas com suas saias, turbantes e colares de contas.
Nos restaurantes soteropolitanos, os visitantes podem encontrar saborosos pratos típicos, incluindo delícias à base de frutos do mar. Além disso, pode-se saborear inúmeras frutas tropicais, cocadas, doces de frutas da época ou delícias à base de ovos, coco e leite, originárias de Portugal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, retornaremos em breve.